Início >> Ufba Em Pauta >> Pesquisadores da UFBA são destaque nos prêmios Capes e SBHC de teses

Pesquisadores da UFBA são destaque nos prêmios Capes e SBHC de teses

Quatro pesquisadores da Universidade foram premiados

Duas importantes premiações da ciência brasileira - o Prêmio Capes de Tese e o Prêmio SBHC Melhor Tese - foram conferidas neste mês a quatro pesquisadores ligados à UFBA. A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é uma das principais agências nacionais de fomento à pesquisa e pós-graduação. E a SBHC (Sociedade Brasileira de História da Ciência) é a mais importante associação de pesquisadores dessa área no país. Ambas conferem, anualmente, prêmios às melhores teses e dissertações produzidas em todo o país.

A UFBA teve, neste ano, dois prêmios Capes de melhor tese.

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Administração, Paulo Ricardo da Costa Reis venceu na categoria "Administração, Ciências Contábeis", com a tese "Desempenho nos Contratos de Compras Públicas: Evidências Empíricas das Mudanças Institucionais No Brasil", orientada por Sandro Cabral.

Nívea Farias Luz, do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana, venceu na categoria Medicina II, com a tese "Ativação da Heme Oxigenase-1 e Via da Necroptose como Mecanismos Imunopatogênicos na Infecção de Macrófagos por Leishmania Infantum", orientada por Valéria de Matos Borges.

Além deles, o professor recém-empossado do Departamento de Zootecnia da UFBA Gregório Miguel Ferreira de Camargo recebeu menção honrosa do Prêmio Capes na categoria Zootecnia/Recursos Pesqueiros, pela tese "Mutações Putativo-Causais em Genes Candidatos Associadas à Fertilidade de Bovinos de Corte e Bubalinos". O trabalho foi defendido na Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), sob orientação de Humberto Tonhati e coorientação de Fernando Sebástian Baldi Rey e Luciana Correia de Almeida Regitano.

O prêmio principal da SBHC ficou com Climério Paulo da Silva Neto, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, da UFBA e da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), pela tese "Descendentes vermelhos de Apolo - construindo as bases para o laser soviético (1939 -1961)", orientada por Olival Freire Júnior e coorientada por Alexei Kojevnikov.

A UFBA parabeniza a todos e divulgará, em breve, mais informações sobre cada um dos trabalhos premiados.