Início >> Ufba Em Pauta >> Osufba realiza concerto com obra inédita no Brasil

Osufba realiza concerto com obra inédita no Brasil

Apresentação é nesta segunda-feira, 21, na Reitoria

Acontece nesta segunda-feira (21 de novembro, a partir das 20h, a apresentação única da peça clássica “O homem armado: uma missa para a paz”, do compositor inglês Karl Jenkins, pela primeira vez no Brasil. O concerto será executado pela Orquestra Sinfônica da UFBA, pelo Madrigal da UFBA e com a participação de um coro de 100 vozes composto por alunos da EMUS, sob a regência do maestro Horst Schwebel. Os cantores Ananda Pereira Andrade (soprano), Vanda Otero (contralto), Joselito Souza Santos (baixo) e Carlos Henrique do Santos (tenor) são os solistas. A apresentação, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, é uma realização da Escola de Música da UFBA (EMUS) e pode ser acompanhado, gratuitamente, pelos amantes da música erudita.

“O homem armado” é um manifesto para a paz composto e estreado em Londres, Inglaterra, em 2001, completando, portanto, dez anos. Durante essa década, transformou-se numa das obras mais interpretadas por coros em todo o mundo, tendo chegado a cerca de mil apresentações. Seu autor, o inglês Karl Jenkins, a compôs por encomenda para as celebrações do Museu Royal Armouries e dedicada ao Kosovo, que naquele momento enfrentava as agruras da guerra.

Trata-se de uma peça essencialmente antibélica, com momentos litúrgicos e poéticos. O texto é baseado em rituais litúrgicos católicos, combinado com canções folclóricas do século XV e extratos de diferentes referências culturais, religiosas e históricas. O espetáculo é dividido em 11 breves partes executadas por orquestra completa e vozes (soprano, contralto, tenor e baixo). Eu seu roteiro, “O homem armado” mostra a preparação para a guerra, horrores e seus massacres, além de propiciar momentos de introspecção e, por fim, pregar a esperança de paz em um novo milênio onde “amargura, dor e morte podem ser superados”.