Início >> Ufba Em Pauta >> Nova sede da PROAE atenderá aos estudantes com mais conforto e qualidade

Nova sede da PROAE atenderá aos estudantes com mais conforto e qualidade

Prédio que foi reformado está localizado na Federação

Acolhimento com mais conforto, num ambiente projetado para atender com mais qualidade é o que encontrarão os estudantes da Universidade Federal da Bahia que buscarem a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), cuja nova sede foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (19/06), na rua Caetano Moura – ao lado do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFBA) e em frente ao PAF VI – no bairro da Federação.  De acordo com o reitor João Carlos Salles, foi preciso investir para a qualificação das instalações da PROAE já que este é um "órgão estratégico para a inclusão, uma tarefa difícil e necessária, pois um ambiente inóspito e de sofrimento impede nossa missão de universidade, por natureza”.

Além disso, a pró-reitora Cassia Virginia Maciel, destacou a importância simbólica da nova sede para o fortalecimento do compromisso social de dignidade e conforto para os estudantes com o lembrete de três pontos fundamentais e positivos da reforma: “a localização, mais próxima do estudante, o fluxo de atendimento na recepção, que vai dar um atendimento mais qualificado, e as salas de atendimento psicossocial, que garantem a privacidade do aluno”.

Junto com melhores condições para receber os estudantes, o superintendente de meio ambiente e infraestrutura (SUMAI/a UFBA), Fábio Velame, enfatizou sua satisfação por também possibilitar melhores condições de trabalho aos servidores da PROAE.  Segundo ele, o prédio de 1.200 m2 e dois pavimentos, em que funcionava a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (FAPEX), passou por uma reforma total da parte física desde o telhado até o piso, além de hidráulica e elétrica, que custou R$ 420 mil, num projeto idealizado no ano de 2013, mas concluído recentemente, neste ano, devido a interrupções.   Velame acrescentou que foi desenhado um novo layout compatível com as necessidades específicas do atendimento realizado pela pró-reitoria de assistência estudantil.

O andar térreo é destinado completamente às demandas dos estudantes que podem ser direcionados para um dos 15 gabinetes individuais ou salas de trabalho em grupo.   “A recepção é integrada a uma triagem que direciona o aluno ao setor de interesse, no qual ele realiza o protocolo necessário. Além do espaço acolhedor da recepção, estamos com seis as salas de atendimento psicossocial climatizadas e com isolamento acústico que garante o sigilo da informação”, explicou a pró-reitora Cássia.

A aprovação das instalações ficou evidente na fala da representante dos estudantes, Vanessa Pataxó, que destacou sua felicidade diante das ações da Universidade para inserir e acolher estudantes em condições de desfavorecimento e desigualdade, principalmente, os quilombolas e indígenas.  “Por tudo disso, podemos dizer com certeza, que a UFBA é a nossa casa”, declarou a discente que tem raízes indígenas.

Nos últimos anos, o corpo estudantil da UFBA cresceu e para acompanhar, a equipe da PROAE também recebeu novos trabalhadores, de modo que a antiga casa, próxima à Reitoria no bairro do Canela, já não atendia às demandas tanto dos estudantes como de espaço para os profissionais. Então, as condições de trabalho melhoraram na nova casa, pois o primeiro andar é todo destinado à administração e coordenação, segundo às necessidades de quem atua na unidade, finalizou Velame.