Início >> Ufba Em Pauta >> Montagem de grupo teatral da UFBA recebe prêmio na Bielorrússia

Montagem de grupo teatral da UFBA recebe prêmio na Bielorrússia

Projeto da Profa. Hebe Alves fundamentou a encenação

O grupo de teatro Panacéia Delirante, da Escola de Teatro da UFBA, convidado pela Belarusian State University para representar o Brasil com o espetáculo “Dorotéia” no 8th International Student Theatre Festival "Teatralny Koufar", em Minsk, Bielorrússia, foi contemplado com o Prêmio Especial de Inovação e Criatividade. Esta montagem premiada, da peça homônima de Nelson Rodrigues, apresentou-se naquele país com Camila Guilera, Jane Santa-Cruz, Lara Couto, Lílith Marques e Milena Flick. Resultado de uma investigação teatral de três anos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o projeto Da Negação do Amor: Um Estudo da Anatomia Emocional das Personagens da Peça Dorotéia de Nelson Rodrigues é de autoria da Profa. Hebe Alves, docente da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (PPGAC). Atualmente, as atrizes Lara Couto, Lílith Marques e Milena Flick são mestrandas do PPGAC e realizam pesquisas a partir de desdobramentos desse projeto de iniciação científica.
O grupo contou com o apoio do PPGAC e da Fundação Cultural do Estado da Bahia, que garantiram as passagens aéreas da equipe. Além do financiamento de bolsas Pibic com apoio do CNPq e da UFBA, “Dorotéia” foi contemplado com o edital de montagem do Ministério da Cultura do Brasil - Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2009, e financiado pelo Programa BNB de Cultura - Banco do Nordeste edição 2011, parceria BNDES.