Início >> Ufba Em Pauta >> Mestrandos da UFBA podem concorrer à bolsa na Universidade de Luxemburgo

Mestrandos da UFBA podem concorrer à bolsa na Universidade de Luxemburgo

Bolsa para o Winter Semester - de set/2016 a fev/2017

Estudantes de mestrado em qualquer área na Universidade Federal da Bahia podem participar de seleção a uma bolsa para estudar um semestre na University of Luxembourg   sob abrigo do International credit mobility Erasmus+.  O programa, em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais da UFBA, visa possibilitar aos alunos de mestrado, regularmente matriculados na UFBA, a oportunidade de intercâmbio para estudar em Luxemburgo, durante um semestre acadêmico.  A bolsa terá um valor mensal de €800 euros, durante cinco meses e mais ajuda de custo para as despesas de viagem no valor de €1100. O período de utilização integral da bolsa será para o Winter Semester  – de Setembro 2016 a Fevereiro de 2017.

Mais informações estão disponíveis  nos programas de mestrado da University of Luxembourg em http://wwwen.uni.lu/formations/masters.  Para inscrever-se, os candidato(a)s devem comparecer à AAI, até as 12h do dia 28 de março de 2016,  munidos dos seguintes documentos:   formulário de Inscrição para Intercâmbio Alunos UFBA, devidamente preenchido, disponível em http://www.aai.ufba.br/pt-br/formularios/discentes e   histórico escolar oficial (original e cópia).

Requisitos para participar da seleção

- Ser brasileiro(a), nato(a) ou naturalizado(a), maior de 18 anos;

- Estar regularmente matriculado(a) durante todo o processo de seleção e obrigatoriamente também durante todo o período de realização do programa na UFBA;

- Ter nível de proficiência em língua inglesa a partir de B1 (nível intermediário);

- Ter integralizado, no mínimo, 20% da carga horária TOTAL do curso, no ato da inscrição;

-  Possuir, no máximo, duas (02) reprovações;

- Não ser aluno conc1uinte (que esteja inscrito na disciplina defesa de dissertação que o levará à obtenção do diploma.)

Critérios de Seleção

A seleção e a classificação serão realizadas em duas etapas:

1ª ETAPA: Avaliação por mérito, considerando-se o desempenho acadêmico de cada estudante, selecionando um aluno de cada Curso, dentre as inscrições validadas.

OBS: Em caso de haver empate de desempenho do(a)s estudantes do mesmo Curso, aplicar-se-ão, em ordem decrescente, os seguintes critérios até haver desempate:

(1) maior carga horária integralizada de componentes do curso;

(2) menor número de reprovações;

(3) dar-se-á preferência ao aluno que tenha mais idade; e

(4) sorteio na Assessoria para Assuntos Internacionais da UFBA na presença dos assessores.

Serão pré-selecionado(a)s o(a)s candidato(a)s classificado(a)s a partir dos critérios acima, que passarão para a segunda etapa do processo.

2ª ETAPA: ENTREVISTA PRESENCIAL, de caráter eliminatório, que será realizada no dia 30 março de 2016, em local e horário a serem divulgados posteriormente aos/às candidato(a)s pré-selecionado(a)s, onde serão avaliados, equivalendo a 2 pontos, cada um dos critérios abaixo, totalizando 10 pontos:

(a) domínio da língua inglesa,;

(b) capacidade de comunicação;