Início >> Ufba Em Pauta >> Matrículas estão abertas para curso de mandarim do Instituto Confúcio na UFBA

Matrículas estão abertas para curso de mandarim do Instituto Confúcio na UFBA

.
Estão abertas as matrículas para curso de mandarim ministrado por professoras chinesas integrantes do Instituto Confúcio na UFBA. As matrículas para o curso básico (45 horas) podem ser realizadas até 13 de outubro, através do QR Code da imagem de divulgação nesta página. As vagas são limitadas.

O curso está programado acontecer no período entre os dias 16 de outubro a 13 de dezembro de 2023, com vagas nos turnos matutino, vespertino e noturno, e aulas segunda, quarta e sexta-feira.

A ação é promovida pelo Instituto Confúcio na UFBA, instalado em parceria com a Universidade de Xangai, em ato celebrado no último dia 11 de setembro, no Salão Nobre da Reitoria. O Instituto atua para promover o ensino da língua e cultura chinesas, estimular o intercâmbio de estudantes e professores e o desenvolvimento de pesquisas e projetos conjuntos entre as instituições de ensino do Brasil e da China.

Também será incentivado o intercâmbio acadêmico e cultural, com debates sobre temas contemporâneos no mundo, seminários e cursos de formação sobre a cultura e história chinesas; assim como encontros e formações sobre relações internacionais e política internacional, exposições de arte e apresentações artísticas chinesas e brasileiras.

Sobre o Instituto Confúcio

O Instituto Confúcio (IC), que faz parte da Fundação de Educação Internacional Chinesa (CIEF), é viabilizado através da parceria entre uma universidade da China e uma universidade em outro país, com o objetivo de promover o ensino da língua e cultura chinesas. O Instituto é composto por uma rede internacional de mais de 500 unidades, presentes em 146 países.

O Instituto Confúcio na UFBA tem como sede o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), que funciona no Largo 2 de Julho, em Salvador.

O plano de funcionamento do instituto prevê o ensino da língua chinesa, com formulação de recursos didáticos, além da formação de professores de língua chinesa e realização de exames de língua chinesa e de certificação de professores de chinês com a coordenação do pessoal indicado pelo IC em seu país sede. No Brasil, o referido instituto é o órgão autorizado pelo governo da China a aplicar os exames de proficiência de língua chinesa (HSK, HSKK e YCT).