Início >> Ufba Em Pauta >> Matemático Artur Ávila, ganhador da Medalha Fields, participa de debate na Reitoria

Mesa-redonda “O que faz um matemático?" será no dia 22

O matemático brasileiro Artur Ávila, que recebeu a Medalha Fields em 2014, participa, na quinta-feira (22/10) às 17h, da mesa-redonda “O que faz um matematico?”, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. Realizado pelo Departamento de Matemática da UFBA, o evento é aberto ao público.

Artur foi o primeiro latino-americano a ganhar este prêmio, uma espécie de "Prêmio Nobel" da Matemática concedido a pesquisadores com idade até 40 anos. Ele é o único matemático com formação feita no hemisfério sul do planeta a receber tal honraria. Atualmente, o pesquisador carioca é vinculado ao Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) da França.

No debate, serão abordadas as seguintes questões: o que é pesquisa em Matemática? O que um pesquisador em Matemática faz? Como alguém se torna um pesquisador em Matemática (e em Ciência, em geral) no Brasil?

Trajetória

Artur Ávila nasceu no Rio de Janeiro em 29 de junho de 1979. Em 1995, ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, no Canadá. Aos 16 anos de idade, começou a fazer cursos de pós-graduação em matemática no IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), no Rio de Janeiro, onde concluiu o mestrado enquanto ainda estava na escola secundária. Terminou seu doutorado no IMPA em 2001, sob a orientação de Welington de Melo. Em seguida, mudou-se para Paris em uma posição de pós-doc no College de France sob a supervisão de Jean-Christophe Yoccoz. Em 2003 ele tornou-se “Chargé de Recherche” no CNRS, e "Directeur de Recherche" desde 2008. Em 2009, tornou-se pesquisador do IMPA, e atualmente passa metade do ano no IMPA e a outra metade, no CNRS.

Ávila recebeu muitos prêmios internacionais importantes: a medalha de Bronze do CNRS em 2006; o prêmio Salem de 2006; o prêmio da Sociedade Européia de Matemática de 2008; o prêmio Jacques Herbrand da Academia Francesa de Ciências em 2009; o prêmio da TWAS em 2013 e, finalmente, a Medalha Fields em 2014. A Medalha Fields é o mais prestigioso prêmio na matemática, considerado o prêmio Nobel da área, e que só é concedido até o limite de idade de 40 anos. Ávila a recebeu aos 35 anos de idade, sendo a primeira vez que a Medalha Fields é concedida a um matemático que teve sua formação no Hemisfério Sul. Ele também deu uma palestra plenária no Congresso Internacional de Matemáticos, em 2010.

A maioria das contribuições científicas de Avila é na área de Sistemas Dinâmicos, uma teoria que estuda sistemas que evoluem ao longo do tempo de acordo com um conjunto de regras, como no caso do movimento dos planetas, da população de organismos que cresce ou diminui ao longo do tempo, ou do movimento de uma bola de bilhar que bate nos bordos da mesa de bilhar. Também estudou a evolução de estados quânticos em sistemas físicos regidos por "operadores de Schrodinger quase-periódicos”. O comportamento da partícula quântica é dada pelo espectro do operador.

Foto: P.Brandão/Divulgação