Início >> Ufba Em Pauta >> Martim Gonçalves exibe montagem do Curso Livre de Teatro da UFBA

Martim Gonçalves exibe montagem do Curso Livre de Teatro da UFBA

Atores "esperam" participar de peça "Amanhã, às oito"

Baseada no clássico de Samuel Beckett “Esperando Godot”, e em cinco contos de Luiz Fernando Veríssimo, está em cartaz no Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro) a peça “Amanhã, às oito”, montagem de conclusão do XXVI Curso Livre de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), levando ao palco o drama, a angústia e o humor das pessoas que passam a vida esperando o espetáculo acontecer, sem nunca ter a coragem de entrar em cena. A peça, dirigida por Paulo Cunha (vencedor do Prêmio Braskem de Melhor Direção por “O beijo no asfalto”), estreou nesta quarta-feira (18 de janeiro) e permanece em cartaz até o dia 5 fevereiro, com apresentações gratuitas de quarta a domingo, às 20h. As senhas que dão acessão à peça serão distribuídas por ordem de chegada a partir de uma hora antes das apresentações.

A montagem tem cerca de duas horas de duração. Nesse tempo, os 20 atores (19 deles concluintes do XXVI Curso Livre e o ator convidado Danillo Novais) ficam sentados em uma plateia montada no palco. Há, em cada um dos personagens, a esperança e, de certa forma, a certeza de que o espetáculo recomece “Amanhã, às oito”. Durante a espera, o verão passa (há nesse trecho uma crítica à produção musical baiana), o inverno chega, um casal dá início a um namoro, depois, em uma cena seguinte, já aparece com um filho nos braços. Esses recursos são usados propositalmente para indicar a passagem do tempo e a inércia de quem vive como espectador do espetáculo da vida, e não como atores desse espetáculo. “Como a cena é uma reflexão da plateia, torna-se um espelho dos próprios espectadores que estão no teatro. É como se os espectadores-atores esperassem dos espectadores que eles fizessem alguma coisa”, explica Paulo Cunha, que além de diretor da montagem é
também responsável pelo roteiro.

Além dos textos de Luiz Fernando Veríssimo e de Samuel Beckett, parte do roteiro foi produzida por meio de improvisações em sala de aula com o auxílio dos alunos do curso de teatro. Paulo Cunha dirige o espetáculo com assistência de Marta Saback e Mariana Freire, que também são professoras da Escola de Teatro da Ufba, de técnicas vocais e de técnicas corporais, respectivamente. Professor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Paulo Cunha fez curso de direção teatral de 1979 a 1983, especialização em sonoplastia e passou a ensinar na UFBA em 1992, quando começou a trabalhar com cursos livres Cunha já dirigiu espetáculos como “O Beijo no Asfalto” (Prêmio de Melhor Diretor pelo Braskem) e Cabaré Brasil, dentre outros.

Curso - O Curso Livre da UFBA inscreve para seleção até 03 de fevereiro. São 60 vagas para pessoas com idade a partir de 18 anos e que tenham ensino fundamental completo, sem exigência de experiência anterior. O curso tem um programa permanente de extensão que oferece noções e técnicas fundamentais para o exercício da arte do ator. Sua estrutura permite atender tanto iniciantes na linguagem teatral como aqueles
que visam o aperfeiçoamento técnico em interpretação. Ao longo de seus 26 anos, a formação tem demonstrado também sua eficácia como preparatório para quem deseja ingressar nos bacharelados em Artes Cênicas ou na licenciatura em Teatro, oferecidos pela UFBA. A taxa é de R$ 50. Mais informações em (71) 3283-7850 e 3283-7851.