Início >> Ufba Em Pauta >> Mapeamento da Dança apresenta panorama da área no país

Mapeamento da Dança apresenta panorama da área no país

Estudo foi liderado pela Escola de Dança da UFBA

Estão no ar os resultados do projeto "Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal", um levantamento inédito da área da dança realizado pela UFBA em oito capitais das cinco diferentes regiões do país, que identificou indivíduos, grupos e instituições que desenvolvem atividades em dança há pelo menos dois anos.

O mapeamento foi liderado pelo Grupo de Pesquisa Proceda (Processos Coreográficos e Educacionais em Dança), da Escola de Dança da UFBA, em parceria com a Funarte (Fundação Nacional de Artes), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MINC), e contou ainda com a participação de diversas universidades e grupos de pesquisa brasileiros. A publicação acontece no âmbito das comemorações dos 60 anos da Escola de Dança e dos 70 anos da UFBA.

O Mapeamento da Dança apresenta um diagnóstico dos agentes sociais da dança, obtido por meio da aplicação de questionários, e traça um panorama da área no que se refere aos campos da produção artística e de formação em dança, abrangendo aspectos da dimensão social, econômica e artística da área. As oito capitais pesquisadas foram Belém (PA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O relatório contendo os resultados do mapeamento está disponível no site www.mapeamentonacionaldadanca.com.br. O banco de dados com informações básicas dos informantes e a publicação digital com um diagnóstico sobre a formação e a produção em dança nas capitais serão triangulados com as diretrizes e ações propostas no Plano Nacional da Dança.

A proposta do mapeamento surgiu no âmbito do Colegiado Setorial de Dança (CNPC/MINC), em 2010, como uma reivindicação da área. O projeto foi apresentado pela UFBA e referendado pelo Colegiado como uma ação prioritária de diagnóstico da dança. Após quatro anos, a primeira etapa se tornou realidade através de assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a UFBA e a FUNARTE/MINC. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa PROCEDA (Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança), com coordenação geral da professora Lúcia Matos (PPGDança – UFBA) e vice coordenação da professora Gisele Nussbaumer (Pós-Cultura – UFBA).

O trabalho contou com a parceria das seguintes universidades: UNESPAR Campus Curitiba II, UNESP, UFRJ, UFPE, UFC, UFPA, UFG e UPE. Estiveram envolvidos na empreitada 20 pesquisadores, um técnico e 33 alunos de graduação, oriundos de nove universidades. A constituição dessa rede nacional assegura uma colaboração acadêmica e um olhar especializado sobre o conhecimento gerado, com a atuação de pesquisadores experientes e outros em processo de formação, bem como possibilita uma ação participativa, dada a inserção dos mesmos no campo de estudo a ser investigado.