Início >> Ufba Em Pauta >> Mais um ponto de coleta de resíduos de óleo vegetal será instalado na UFBA

Mais um ponto de coleta de resíduos de óleo vegetal será instalado na UFBA

Novo ponto funcionará no Restaurante Universitário

A Coordenação de Meio Ambiente da UFBA, em parceria com o Projeto Biodiesel UFBA, promovem o lançamento do segundo ponto de coleta de resíduos de óleo vegetal na Universidade, nesta terça-feira, 18/10/2016, às 11 h, no Restaurante Universitário, em Ondina.

O primeiro ponto, que está situado na Escola Politécnica, foi instalado no final do mês de setembro deste ano. Os pontos consistem em contêineres vermelhos fixos identificados com um banner onde as pessoas deverão depositar o óleo acondicionado em garrafas pet ou outro recipiente plástico rígido.

A ação está sendo realizada no âmbito do Programa de Reciclagem de Óleo Vegetal Residual da UFBA (PROVER) e tem como objetivo prevenir a poluição ambiental através do reaproveitamento dos resíduos de óleo vegetal doados para produção de biodiesel, que será utilizado, a título de pesquisa, em geradores elétricos existentes na UFBA e em alguns veículos institucionais, adicionado ao diesel comum. Com isso, além de evitar que o óleo vegetal residual seja descartado nas redes de esgoto ou no lixo, degradando o meio ambiente, o resíduo será utilizado para produção de um combustível mais limpo, com menor emissão de gases estufa e substâncias tóxicas, a exemplo do CO2 e enxofre.

Brevemente, outros pontos de resíduos de óleo vegetal estarão funcionando nos seguintes locais:

1- Na Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura, no campus de Ondina.

2- Nas proximidades da Reitoria, no campus do Canela.

3- No campus de São Lázaro.

4- Nas proximidades da Escola de Administração e Faculdade de Educação, no Vale do Canela.

5- Entre o Instituto de Ciências da Saúde e o anexo da Faculdade de Medicina, no Vale do Canela.