Tomando como marco os 70 anos da UFBA, o Ciclo de Palestras “Música, Sociedade e Lugares da Memória” será realizado na Universidade, com o objetivo de debruçar-se sobre as mudanças acontecidas na música do século XX, a partir das perspectivas do intérprete, do público e da indústria da música e subsequente construção musical canônica. Ao longo do mês de março, o evento, promovido pela Escola de Música em parceria com o Sistema de Bibliotecas, fará cinco atividades com palestras e debates, nos dias 03, 08, 15, 22 e 29, sempre às 14h, no Auditório da Biblioteca Universitária de Saúde, no Canela.
A conferência de abertura, intitulada “Performatividades Líquidas e Juízos de Valor nas Músicas do Século XX”, será ministrada no dia 03/03, pelo professor Juan Pablo González, docente na Universidad Alberto Hurtado SJ (Chile) e Pontificia Universidad Católica De Chile. Na ocasião, o conferencista também lançará seu livro “Pensar a Música desde América Latina”.
Juan Pablo Gonzalez
É diretor do Instituto de Música da Universidade de Santiago SJ Alberto Hurtado e Professor do Instituto de História da Universidade Católica do Chile. Obteve seu doutorado em musicologia pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA). Pioneiro no estudo musicológico da música popular do século XX no Chile e suas esferas de influência, fez contribuições nos ambitos sócio-histórico, estético social e analítico. Além disso, estudou a música artística do século XX, considerando a relação entre vanguardas internacionais e linguagens locais no Chile.
Gonzalez dirige a Companhia do Salão ao Cabaret, que realiza concertos teatrais como parte e resultado de suas pesquisas. Tem contribuído para a formação musicológica na região através da criação de programas de graduação e pós-graduação em várias universidades chilenas e ministrando seminários de pós-graduação regulares na Argentina, Colômbia, Brasil e México. Junto com seus muitos artigos publicados em revistas internacionais é co-autor de Em Busca da música chilena (Santiago, 2005); dois volumes de História social da música popular no Chile (Havana, 2005; Santiago, 2009) e Cantus firmus: mito e narrativa da música chilena de arte do século XX (Santiago, 2011), e autor de Pensar a música desde América Latina. Problemas e questões (Santiago e Buenos Aires, 2013).
Programação
Quinta-Feira 3 De Março – Conferencia Inaugural – Auditorio Bus – 14 Hs
Palavras de Abertura – Dr. Paulo Costa Lima / Dra. Lidia Brandão Toutain / Dr. Pablo Sotuyo Blanco
Conferência Inaugural - "Performatividades Líquidas e Juizos de Valor nas Músicas do Século XX" - Dr. Juan Pablo González - Universidad Alberto Hurtado SJ, Chile e Pontificia Universidad Católica de Chile
Lançamento do Livro “Pensar a Música desde América Latina”
Terça-Feira 8 De Março – Auditorio Bus – 14 Hs
Plaestra - 70 Anos da UFBA na Memória Cultural da Bahia - Dr. Paulo Costa Lima – Emus-Ufba / Ppgmus-Ufba
Terça-Feira 15 De Março – Auditorio Bus – 14 Hs
Mesa Redonda – Lugares de Memória do Sibi-Ufba: Fundos e Coleções
Me. Alda Lima Da Silva – Memória Da Ufba
Me. Joseane Oliveira Da Cruz – Arquivos da Ufba
Bib. Maria Alice Santos Ribeiro – Centro de Estudos
Terça-Feira 22 De Março – Auditorio Bus – 14 Hs
Palestra - A Música na Bahia de 70 Anos Atrás - Dr Pablo Sotuyo Blanco – Emus-Ufba / Ppgmus-Ufba
Terça-Feira 29 De Março – Auditorio Bus – 14 Hs
Debate - Sociedade da Informação e Informação Musical: Avanços e Desafios nos 70 Anos da UFBA
Dra. Lidia Brandão Toutain – Superintendente Sibi-Ufba
Dr Pablo Sotuyo Blanco – Acervo De Documentação Historica Musical