Início >> Ufba Em Pauta >> Livro do mês da Edufba enfatiza luta pela independência

Livro do mês da Edufba enfatiza luta pela independência

Obra de Luiz Henrique Dias Tavares é singular

Durante este mês de julho, em comemoração à Independência da Bahia, a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) elegeu o livro Independência do Brasil na Bahia, de autoria do Prof. Luís Henrique Dias Tavares, como o Livro do Mês Edufba – Julho de 2011. Na ocasião, esta obra, que integra a Coleção Bahia de Todos, pode ser adquirida com 20% de desconto nas Livrarias Edufba. O livro examina os principais episódios de guerra pela independência do Brasil na província da Bahia, que se instalou em Salvador em fevereiro de 1822, estendendo-se até o dia 2 de julho de 1823, data em que o exército e a marinha de Portugal deixaram a Bahia.

O título expõe que o desconhecimento a respeito da guerra pela independência é injusto e procura mostrar que a situação singular da Bahia, com a resistência e a luta armada contra o exército português, tornou impossível qualquer acerto conciliatório entre o Brasil e Portugal. Independência do Brasil na Bahia traz um aprofundamento com novas pesquisas e análises, anexos documentais em cada um dos seus seis capítulos, com articulações e ideias apresentadas de modo límpido e fluente, num texto bem fundamentado, com pesquisas originais, reflexões e poder de síntese.

Luís Henrique Dias Tavares nasceu na cidade de Nazaré (Bahia) em 1926. Cursou Geografia e História, bacharelado e licenciatura, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal da Bahia (1948-1951). Doutor em História por concurso de Livre Docência, com defesa de tese, prova escrita e oral. Possui pós-doutorado pela Universidade de Londres (1977-1978, 1982, 1984, 1986). Foi diretor do Arquivo Público do Estado da Bahia no período de 1959 a 1969. É Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia e autor de livros de ficção e História.