Início >> Ufba Em Pauta >> Jornalista do The New York Times faz palestra na Facom

Jornalista do The New York Times faz palestra na Facom

Nesta segunda-feira (dia 28 de novembro), das 10 às 12h, Fernanda Santos, jornalista do The New York Times, faz palestra para alunos de Jornalismo, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Campus de Ondina). Antes de chegar ao The New York Times, em setembro de 2005, Fernanda trabalhou nos jornais Daily News (Nova York), The Eagle-Tribune (Massachusetts) e The Union-News e Sunday Republican (também em Massachusetts). Ela iniciou sua carreira de repórter escrevendo para a revista de comunicação empresarial das empresas Odebrecht. No The New York Times ela cobre, atualmente, o sistema público de educação da cidade de Nova York, que, com 1.700 escolas e um milhão de alunos, é o maior dos Estados Unidos. Antes, escreveu sobre vários temas como bem-estar social, imigração, política, crime e o dia-a-dia em comunidades rurais no estado de Nova York.

Fazer a diferença – Na palestra para estudantes de Jornalismo, Fernanda, que é soteropolitana, falará sobre "A arma secreta do jornalismo que levo no meu coração” e o seu objetivo é justamente fazer com que os “estudantes encontrem seu lugar e aprendam como fazer a diferença. Formada em Comunicação Social pela PUC do Rio de Janeiro, em 1995, e mestre em Jornalismo Impresso, pela Boston University, em 1998, Fernanda já ganhou vários prêmios por suas reportagens relatando o primeiro ano de liberdade de um homem que passou metade de sua vida na prisão por um crime que não cometeu, um programa voltado a ensinar prisioneiros a ler livros infantis para os seus filhos, e uma série explorando o difícil relacionamento entre os americanos e os imigrantes em uma cidade do interior de Massachusetts. Também redigiu “Latinos in the United States”, um guia de referência publicado pela National Association of Hispanic Journalists.

Em 2005, Fernanda Santos foi uma das oito jornalistas baseadas nos Estados Unidos escolhidas para participar do International Reporting Project, um programa que financia projetos de reportagem no exterior. Ela escolheu ir para a Colômbia, onde explorou as razões por trás da queda de 50% na taxa de crimes violentos em Bogotá ao longo de dez anos. Os alunos da disciplina Oficina de Jornalismo Digital, do 6° semestre, farão a cobertura da palestra através do twitter da disciplina, no endereço @redacao126.