Início >> Ufba Em Pauta >> Inteligência Artificial será tema de palestra na UFBA

Inteligência Artificial será tema de palestra na UFBA

Professor Helder Coelho apresentará o tema

As forças tecnológicas presentes nas diversas áreas de nossa vida cotidiana estarão em destaque, durante a palestra “Será que a Inteligência nos Faz Bem?” sob a apresentação do professor jubilado da Universidade de Lisboa/Portugal, Helder Coelho. O evento integra o Ciclo de Palestras Científicas dos 70 Anos da UFBA, é aberto ao público e acontecerá a partir das 19h do próximo dia 22/09, no Salão Nobre da Reitoria.

A atividade também comemora os 60 anos de aplicabilidade da Inteligência Artificial (IA), completados no último mês de agosto, e também vislumbra como a IA pode ajudar em áreas como saúde, mobilidade e segurança, além de aplicações futuras. De acordo com o palestrante que é o representante português no Technical Committee Artificial Intelligence da IFIP, a temática é de grande importância, pois “temos de fazer escolhas e isso liga-se às decisões que tomamos, as boas e as más”. Coelho também enfatiza que "o futuro dependerá muito do modo como entendemos a Inteligência Artificial".

Sobre o palestrante

O Doutor   Helder Manuel Ferreira Coelho é professor Catedrático Jubilado do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências (FCUL) da Universidade de Lisboa, em Portugal (1995-2014) e Membro Efetivo da Academia de Engenharia desde Dezembro de 1999.  Além disso, é o representante português no Technical Committee Artificial Intelligence da IFIP e Presidente do IFIP WG 12.3.

É autor e co-autor de mais de 25 livros, os últimos dos quais “Prolog by Example” na Springer-Verlag em 1988, "Inteligência Artificial" na Editorial Caminho em 1991, "Simulating Societies" na The University of Cambridge Library Press em 1994, "A Inteligência Artificial em 25 Lições" na Fundação Calouste Gulbenkian, na sua série de manuais universitários, Sonho e Razão, Ao Lado do Artificial" na Relógio d'Água (2ª edição) em 1999, “Explorações, Ligações e Reflexões (Rede de 30 anos de pesquisas em IA com sentido prático), Fundação Calouste Gulbenkian, 2004, e mais de 500 artigos.

Veja aqui o currículo completo de Helder Coelho