Início >> Ufba Em Pauta >> Instalação sobre bicicletas acontece na Galeria Esteio da EBA

Instalação sobre bicicletas acontece na Galeria Esteio da EBA

Mostra propõe celebração festiva à liberdade

A Exposição/Instalação “As Psicletas em Liberdade Desbandeirada”, do artista plástico baiano Zuarte Jr e promovida pela 3ª Bienal da Bahia, será aberta às 17h da próxima segunda-feira (21/07), na Galeria Esteio, composta por três casas de taipa de sopapo, localizada na área aberta da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, no Canela.

Trata-se de uma instalação, onde um conjunto de bicicletas, já velhas e oxidadas, ganha “asas”, também enferrujadas e colocadas como a possibilidade para realização do desejo da liberdade sem fronteiras e sem bandeiras. O trabalho proposto advém de um elemento já presente no vocabulário do artista e, nesta mostra, estabelece uma relação maior com a coletividade: a apropriação transformada do material. Como uma evocação, um chamado, elas parecem surgir de algum lugar, oficina do tempo, onde esperavam para uma celebração festiva à liberdade.

Na instalação, haverá um áudio com evocações de palavras, poemas, nomes próprios chamados como que de uma câmara de memória do artista, reforçando essa comunhão com o senhor tempo. Referência de equilíbrio e brincadeira na coletividade, a bicicleta é meio de transporte para a vasta população do mundo, sonho e conquista na construção lúdica da criança, estruturando-se ser e cidadão, onde o motor e o combustível é o próprio homem.

A exposição “As Psicletas em Liberdade Desbandeirada” ficará em cartaz na Galeria Esteio de 21/07 a 10/08 e poderá ser visitada das 13 às 19h.