Início >> Ufba Em Pauta >> Ford apresenta novo EcoSport na Semana de Engenharia da UFBA

Ford apresenta novo EcoSport na Semana de Engenharia da UFBA

Outros modelos da montadora estarão em exposição

O novo EcoSport, desenvolvido no Brasil, é um dos temas que a Ford apresenta nesta quinta-feira (15 de março) dentro da Semana de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no dia exclusivo reservado à empresa, com palestras técnicas e de recursos humanos. O evento tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da engenharia na Bahia e também marca a comemoração dos 115 anos da Escola Politécnica, umas das principais instituições acadêmicas da região. Além do novo EcoSport, a Ford exibe o Ford Edge, o Fusion Hybrid e o New Fiesta. Expositores estarão ao lado dos veículos dando explicações técnicas aos estudantes.

Para Márcio Alfonso, engenheiro chefe do novo EcoSport, participar desse evento tem o objetivo de fomentar, identificar e atrair talentos dos cursos de engenharia para oportunidades de trabalho nas fábricas da Ford. "Além de difundir a cultura automotiva na região, estamos contribuindo com o conhecimento dentro da universidade e formação de mão de obra especializada e técnica", afirma.

O novo EcoSport é o primeiro veículo global da Ford desenvolvido na América do Sul, no Centro de Desenvolvimento do Produto em Camaçari, na Bahia, um dos oito centros globais de criação de veículos da marca. Ele inicia uma nova era na integração do design e engenharia global, com o compartilhamento de informações entre todas as regiões para atender as necessidades de diferentes consumidores ao redor do mundo.

A Semana de Engenharia da UFBA reúne estudantes de graduação, pós-graduação e convidados para debater novas tecnologias e promover o contato com profissionais da área. Além de participar de palestras, os estudantes têm oportunidade de cadastrar currículos no banco de dados da Ford, ganhar brindes e participar de um sorteio para conhecer a fábrica da montadora em Camaçari.

"A Ford enxerga na Semana de Engenharia uma grande oportunidade para estreitar laços com a universidade e com os próprios estudantes. Aqui é o celeiro, onde tudo começa e  podemos afirmar que apostar na educação, nessa  parceria com as universidades, tem tido bons resultados. Hoje, um em cada três engenheiros que trabalha no Centro de Desenvolvimento do Produto, em Camaçari, é baiano", diz Sérgio Câmara, engenheiro responsável pelo convênio de cooperação com a UFBA.