Início >> Ufba Em Pauta >> FFCH-UFBA sedia Encontro da Sociedade Interamericana de Filosofia

FFCH-UFBA sedia Encontro da Sociedade Interamericana de Filosofia

Filósofos de diversos países estarão reunidos no evento

Nos dias 31 de março e 01 de abril, será realizado o Encontro da Sociedade Interamericana de Filosofia, Auditório da Biblioteca Universitária de Saúde (BUS), no Canela, ao lado da Escola de Enfermagem. Entre os palestrantes que participarão do evento está o reitor João Carlos Salles, que também é presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF) e vai abordar em sua apresentação o tema “Wittgenstein e a epistemologia das virtudes”.

O evento contará ainda com a participação dos seguintes palestrantes: Luis Camacho (Costa Rica), Carlos Enrique Caorsi (Uruguai), Carlos Cardona (Colômbia), Miguel Giusti (Peru), Adriana Gonzalo (Argentina), Peter Graham (EUA), Sandra Leonor Lazzer (Argentina), Mauricio Mancilla (Chile), Carlos Patarroyo (Colômbia) e Corina Yoris (Venezuela).

A entrada é franca e as inscrições serão realizadas no local do evento. As palestras não terão tradução simultânea e a programação com os horários de cada palestra será divulgada em breve. O encontro conta com o apoio do PRONEX Filosofia e Ciências e da FAPESB/CNPq.

Confira a programação:

Dia 31 de março

14:00hs - João Carlos Salles (Brasil, Presidente da SIF), “Wittgenstein e a epistemologia das virtudes”.

14:45hs - Carlos Cardona (Colômbia), “Origen de la ciencia moderna: el caso de Kepler”.

15:30hs - Luis Camacho (Costa Rica), “Lógica de Aristóteles en Leibniz: el largo camino desde la gramática hacia la teoría de la inferencia”.

16:15hs - Carlos Enrique Caorsi (Uruguai), “El argumento del jabalí Verrugoso: Estimulo distal versus armonía preestablecida”.

Dia 01 de abril

09:00hs - Marcelo Carvalho (Brasil), “O Ser e o Sonho: Observações sobre Descartes, Wittgenstein, Bento Prado Jr. e a Ontologia”.

09:45hs - Sandra Leonor Lazzer (Argentina), “Lógica y formalidad”.

10:30hs - Corina Yoris (Venezuela), “Analogía y fuerza argumentativa”.

11:15hs - Peter Graham (EUA), “Proper Functionalism and the Proper Theory of Functions”.

Intervalo

14:00hs - Adriana Gonzalo (Argentina), “El debate filosófico en torno a la unicidad de la facultad lingüística humana”.

14:45hs - Mauricio Mancilla (Chile), “Cómo interpretar la experiencia vivida: el lugar de la hermenéutica en el pensamiento contemporáneo”.

15:30hs - Carlos Patarroyo (Colômbia), “Libre albedrío, alternativas y obligaciones morales”.

16:15hs - Miguel Giusti (Peru), “Elegancia ateniense. Sobre la filosofía, los amigos y el buen vino”.