Início >> Ufba Em Pauta >> Facom debate democracia digital e políticas de comunicação

Facom debate democracia digital e políticas de comunicação

Seminário acontece nos dias 1 e 2 de dezembro

Conhecer e debater as interfaces entre políticas de comunicação e o exercício da cidadania. Este é o objetivo do seminário Democracia Digital e Políticas de Comunicação, que será realizado nos dias 1.º e 2 de dezembro, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no site www.semcp-redes2011.ufba.br. Havendo lugar no auditório, serão realizadas inscrições no local, no primeiro dia do seminário. O evento é organizado pelo grupo de pesquisa CP-redes (Comunicação, Política e Redes Digitais), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, na Facom.

Na manhã do dia 1.º será debatido o tema Comunicação e Democracia, com a participação dos professores Fernando Paulino, da Universidade de Brasília (UnB), e Gilberto Almeida (UFBA). À tarde, o debate será sobre Políticas de Comunicação e contará com a presença da professora Sayonara Leal (UnB) e do professor Fábio Ferreira (UFBA). O segundo dia de evento começará com a sessão Democracia Digital, que terá como palestrantes a professora Lídia Oliveira, da Universidade de Aveiro (Portugal), e o professor Sérgio Braga, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para encerrar o evento, mestrandos e doutorandos do CP-redes apresentarão seus projetos de pesquisa sobre os temas Comunicação, Política e Redes Digitais.

Para o professor Othon Jambeiro, que coordena o grupo de pesquisa CP-redes, ao lado dos professores Gilberto Almeida e Fábio Ferreira, “o novo mundo digital, que agrega potencialidades antes inimagináveis ao cotidiano das pessoas, grupos sociais e a humanidade em geral, abre perspectivas que precisam ser estudadas e compreendidas no que se refere à teoria e à prática democráticas”. Espera-se para o evento estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores do campo da Comunicação, Ciência Política, Ciência da Informação e áreas afins. Os inscritos no evento receberão, ao final, certificado de participação.