Início >> Ufba Em Pauta >> Espetáculo Deus Danado realiza curta temporada no Teatro Martim Gonçalves

Espetáculo Deus Danado realiza curta temporada no Teatro Martim Gonçalves

Atração integra comemorações dos 70 da UFBA

Convidado para fazer parte da programação dos 70 anos da UFBA, o espetáculo  “Deus Danado” permanece em cartaz em curta temporada, no Teatro Martim Gonçalves até o próximo domingo, dia 10/07.

Com texto do dramaturgo pernambucano João Denys, Deus Danado foi o espetáculo  de formatura da encenadora  Alda Valéria  sob orientação do Professor Gláucio Machado, na Escola de Teatro da UFBA. Estreou no dia 13 de junho de 2003, na Sala 5 da Escola e de lá pra cá, ganhou os palcos de Salvador, participando de importantes projetos no cenário teatral baiano.  Foi vencedor do Prêmio Braskem de Teatro nas categorias Diretora Revelação para Alda Valéria e Melhor Ator para Pisit Mota, tendo sido indicado também nas categorias de Melhor Espetáculo Adulto e Melhor Ator para Bira Freitas.

Comemorações

“Deus Danado” comemora 13 anos em cartaz e durante sua trajetória conquistou 13 prêmios nacionais, o que possibilitou à Cia Rapsódia de Teatro inserção no cenário teatral brasileiro. Foi vencedor dos editais de Ocupação da Caixa Cultural realizando temporadas em Salvador (BA) e Fortaleza (CE), em 2013.  O espetáculo também festeja os 15 anos de trabalho da Cia Rapsódia de Teatro e dos seus atuadores: os 15 anos de carreira do ator Pisit Mota, os 30 anos do ator Bira Freitas e os 26 anos da diretora e atriz Alda Valéria.

Aplaudido pelo público e pela crítica especializada, o espetáculo representou a Bahia em festivais nordestinos, nacionais e internacionais: III Festival Nordestino de Teatro (Guarabira-PB), XI Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (SP), Festival Internacional de Teatro Riocenacontemporânea - Mostra Universitária (RJ), Festival Nordestino de Teatro de Cabedelo (PB), Festival Ipitanga de Teatro de Lauro de Freitas,  Festival Nacional de Teatro da Bahia (BA), Festival Cena Baiana em Recife e do FIAC- Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia. Ainda circulou pelas cidades de João Pessoa, Campina Grande (PB) Natal, Mossoró e Macau (RN), pelo edital Caravana de Artes da Funarte.

Sinopse

Passado em um lugar simbólico, que poderia ser o sertão nordestino, o espetáculo mostra um teatro fortemente influenciado pelo gesto (corpo-voz), pela imagem e pelas sensações. Um teatro ritualístico, antropológico, rico de simbolismo e metáforas, Deus Danado é um poema da terra e um grito do homem para romper com os limites impostos pela condição humana.