Início >> Ufba Em Pauta >> Em palestra na Reitoria, Artur Ávila motiva estudantes a abraçar a matemática

Em palestra na Reitoria, Artur Ávila motiva estudantes a abraçar a matemática

Vencedor da Medalha Fields falou sobre sua trajetória

A UFBA recebeu nesta quinta (22/10) a visita do matemático carioca Artur Ávila, vencedor da Medalha Fields - espécie de "Prêmio Nobel" da matemática, concedida a pesquisadores com idade até 40 anos. Ávila foi recebido pelo reitor João Carlos Salles em seu gabinete e, em seguida, participou, no Salão Nobre da Reitoria, da mesa-redonda "O que faz um matemático?", com a presença de professores da UFBA.

>>Veja fotos<<

Na conversa, Ávila encorajou jovens estudantes - que eram a maioria da plateia - a superar os preconceitos em relação à matemática e interessar-se pela disciplina como opção de carreira. "Matemática não pode ser vista como aquela coisa enfadonha. É uma atividade criativa, que as pessoas devem ver como algo em que vale a pena investir", enfatizou.

Vencedor da Medalha Fields pelo conjunto de contribuições que vem fazendo à área de sistema dinâmicos, Ávila destacou os principais momentos de sua iniciação na carreira, como a participação em Olimpíadas de Matemática ainda nos anos 90, a partir dos 13 anos de idade - fator fundamental, segundo ele, pois foi ali que travou o primeiro contato com o IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), que o acolheu e proporciou todo o percurso de formação na área.

Para Ávila, a Medalha Felds recebida em 2014 foi um reconhecimento não só ao seu talento individual, como à matemática de alto nível desenvolvida no Brasil nas últimas décadas. Nesse sentido, ele explicou que o sucesso em matemática depende essencialmente da atração de bons professores e da aposta em pessoas com talento para a disciplina, já que não são necessários grandes investimentos em laboratórios ou equipamentos caros. "É preciso valorizar a atividade docente em matemática, para atrair pessoas que entendam de verdade do assunto", observou.

O principal conselho aos mais jovens foi que "não existe um jeito único de aprender matemática". "No IMPA, sempre tive pouca carga horária de sala de aula. O mais importante não era aprender muitas coisas ou tirar sempre nota 'A', mas aprender bem cada uma das coisas que me propunha a aprender." Ao final do evento, ele distribuiu autógrafos e tirou fotos com estudantes da plateia.

A mesa-redonda com o vencedor da Medalha Fields foi um evento do Instituto de Matemática, que contou com a participação dos professores Olival Freire Jr. (Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA), Roberto Rivelino Moreno (Instituto de Física da UFBA), Thierry Petit Lobão e Vilton Pinheiro ( Instituto de Matemática da UFBA) e do matemático Paulo Rogério Souza Brandão (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada- IMPA).

Foto: Ricardo Sangiovanni/Ascom