Início >> Ufba Em Pauta >> ELSA Brasil prepara segunda onda do estudo

ELSA Brasil prepara segunda onda do estudo

Pesquisa na UFBA envolve dois mil servidores

Com 15 mil participantes distribuídos em seis estados brasileiros e dois mil deles na Universidade Federal da Bahia, o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA Brasil) investe todas as energias na preparação da Segunda Onda da pesquisa, que deve ter início no segundo semestre deste ano.

Nesta nova etapa, os servidores da UFBA que fazem parte do estudo serão convidados a retornar ao Centro de Investigação (CI), situado no bairro do Canela, em Salvador, para a realização de novos exames e entrevistas. O convite para essa nova fase será amplamente divulgado na universidade e seguirá um cronograma baseado em dois critérios: a data da primeira visita do participante ao CI e sua unidade ou órgão de trabalho.

Em paralelo a isso, os participantes do ELSA têm o estado de saúde acompanhado anualmente por meio de ligações telefônicas com o objetivo de saber o que mudou no quadro de saúde desde o ingresso na pesquisa. As informações obtidas durante os contatos telefônicos e a colaboração dos participantes na Segunda Onda são cruciais para a produção de conhecimentos sobre saúde que beneficiarão toda a população brasileira!