Início >> Ufba Em Pauta >> EDUFBA lança livros no XXVI Simpósio Nacional de História

EDUFBA lança livros no XXVI Simpósio Nacional de História

Caipiria sim e Tudo pelo trabalho, em Sampa

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) marca presença no XXVI Simpósio Nacional de História, promovido pela Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH), entre os dias 17 e 22 de julho, na Universidade de São Paulo (USP). No dia 21, hoje, quinta-feira, às 19h30, a EDUFBA lança os livros Caipira sim, Trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi, de Soleni Biscouto Fressato, e Tudo pelo trabalho livre! Trabalhadores e conflitos no pós-abolição (Bahia, 1892-1909), publicado com o apoio da FAPESP, de Robério Santos Souza.

Caipira sim, Trouxa não entende e justifica a importância de Mazzaropi, de sua obra e dos caipiras, levando em consideração que um registro fílmico é uma problematização da realidade, não necessariamente um recorte fiel da História. O caipira construído pelo cineasta em seus filmes é bem diferente daquele construído por Monteiro Lobato, que atribuía a personagens caipiras a imagem de ignorantes, preguiçosos e bobos. Mazzaropi, nadando contra a corrente, capturou as contradições existentes nas relações entre a cidade e o campo, revelando, sobretudo, outro lado do espírito paulista, mostrando o cotidiano daqueles que iam contra os valores dominantes.

O livro Tudo pelo trabalho livre, por sua vez, aborda a vida dos trabalhadores ferroviários da Bahia, maioria negros, no período pós-abolição e nos anos iniciais do período republicano (final do século XIX e início do século XX). Acompanha a luta pelos direitos e conquistas sociais, os movimentos de resistência, os conflitos e a organização do processo trabalhista. Apesar de ter como ponto de partida o contexto baiano, traz reflexões fundamentais sobre o fim do escravismo e a liberdade dos trabalhadores.

Informações adicionais - Tudo pelo trabalho livre! Trabalhadores e conflitos no pós-abolição (Bahia, 1892-1909)

Autor: Robério S. Souza

ISBN: 978-85-232-0803-5

Ano: 2011

Número de páginas: 182

Formato: 17 x 24 cm

Preço: R$ 35,00

Informações adicionais - Caipira sim, Trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi

Autora: Soleni Biscouto Fressato

IBSN: 978-85-232-0799-1

Ano: 2011

Número de páginas: 364

Formato: 17 x 24 cm

Preço: R$ 35,00

Serviço

O quê: Lançamento dos livros Caipira sim, Trouxa não e Tudo pelo trabalho livre!

Quando: 21 de julho de 2011, 19h30 às 21h30

Onde: XXVI Simpósio Nacional de História, na Universidade de São Paulo (USP)

Maiores informações: www.snh2011.anpuh.org