Início >> Ufba Em Pauta >> Editora da UFBA lança livros de diferentes áreas do conhecimento

Editora da UFBA lança livros de diferentes áreas do conhecimento

Obras serão vendidas a preço promocional

 

Em meio ao clima festivo pela passagem de seus vinte anos de atuação, a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) realiza mais um lançamento coletivo, a partir das 18h desta quinta-feira (29).  O evento que acontece no hall da Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA, localizada no campus do Canela, apresentará  nove livros de diferentes áreas do conhecimento, vendidos a preços promocionais que variam entre R$ 20 e 35. 

Os lançamentos coletivos da EDUFBA visam à promoção de diálogo entre os mais variados campos de estudos das instituições de ensino superior brasileiras, aproximando pesquisadores e leitores, além de promover o acesso da sociedade ao conhecimento produzido por estas instituições, sobretudo a Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Durante a produção dos livros, a EDUFBA prima pela qualidade editorial, realizando um processo seletivo rigoroso e todos os originais passam por um sistema de avaliação anônimo e pelo Conselho Editorial da EDUFBA, que é formado por sete membros titulares e três membros suplentes. A editora já conta com mais de 800 livros publicados e a média anual recente é de 100 publicações. 

Nesta quinta edição dos lançamentos coletivos, estão obras como: 

- “Classe média negra: trajetórias e perfis” que é resultado da tese de doutorado de Ângela Figueiredo e trata de temas como a trajetória da mobilidade social e a temática da identidade entre os membros da classe média negra do Brasil.  

- “Dinâmica familiar do cuidado: afetos, imaginário e envolvimento dos pais na atenção aos filhos” das organizadoras Mary Garcia Castro, Ana Maria Almeida Carvalho e Lúcia Vaz de Campos Moreira.  A coletânea reúne análises e reflexões acerca da família contemporânea e sua relação com os filhos. 

- “Estado, sociedade e interações digitais: expectativas democráticas” em que José Antônio Gomes de Pinho é o organizador. O principal objetivo deste livro é entender as transformações políticas que advêm com o uso – cada vez maior – da internet. 

- “Estudos de gênero e interdisciplinaridade no contexto baiano” organizado por Ana Alice Alcântara Costa. A obra é integrante da Coleção Bahianas e apresenta textos que passeiam por diversos temas, como as representações de gênero no pagode baiano, os crimes passionais, a prostituição e a violência sexual contra crianças e adolescentes, sempre mantendo como pano de fundo a história do feminismo no Estado da Bahia. 

- “Gestão democrática e formação continuada em conselhos escolares: desafios, possibilidades e perspectivas”, organizado por José Wellington Marinho de Aragão, Ademar Souza dos Santos, Josimara Santos Miranda e José Jackson Reis dos Santos.  Promove reflexões e discussões sobre a construção de uma gestão mais democrática nas escolas e aborda questões sobre democracia, políticas educacionais e qualidade na educação. 

- “Gênero, mulheres e feminismo”, oranizado por Alinne Bonneti e Ângela Maria Freire de Lima e Souza. Esta coletânea, integrante da Coleção Bahianas,  reúne textos que apresentam a diversidade temática e metodológica que caracteriza os estudos feministas, trazendo reflexões teóricas e a produção de conhecimento de pesquisadores afinados com as grandes questões que se impõem no pensamento feminista no Brasil. 

- “Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições”, organizado por Denise Scheyerl e Sávio Siqueira.  A obra questiona as premissas universalizantes e culturalmente homogenizadoras que pautam a concepção dos materiais didáticos para o ensino de línguas e contribui para a implementação de abordagens mais democráticas e interculturais, orientando ética e criticamente a produção desses materiais. 

- “Os caminhos da literatura infantojuvenil baiana: em sintonia com o leitor” de Normeide da Silva Rios.  O volume é fruto da dissertação de mestrado da autora que, como recorte temático, optou por traçar um panorama da produção literária infantojuvenil dos últimos 40 anos por autores nascidos na Bahia, sem deixar, entretanto, de tratar da relevância dessas obras para o acervo nacional. 

- “O pensamento feminista e os estudos de gênero: experiências na escola de enfermagem da UFBA”, organizado por Silvia Lúcia Ferreira, Enilda Rosendo do Nascimento e Mirian Santos Paiva. Esta coletânea de artigos é integrante da Coleção Bahianas e visa analisar o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos da Saúde da Mulher (GEM) na Escola de Enfermagem da UFBA que vem, há vinte anos, viabilizando projetos de intervenção feminista no ensino de graduação e pós-graduação.