Início >> Ufba Em Pauta >> Docente da UFBA representa universidades brasileiras no Peru

Docente da UFBA representa universidades brasileiras no Peru

Heraldo Peixoto é pesquisador do IGEO

A convite do Ministério do Meio Ambiente do Peru, o Prof. Heraldo Peixoto da Silva, docente do Departamento de Geografia da UFBA, no Instituto de Geociências (IGEO), está em Lima participando do I Seminário Internacional de Manejo Sustentável da Terras na América Latina. Este evento de natureza político-estratégica e técnico-científica trata do estado da degradação das terras e dos recursos hídricos no contexto das mudanças climáticas, suas consequências ambientais, sociais e agendas de estratégias para governança política e técnico-científica para o enfrentamento de tão graves problemas. O Prof. Peixoto é o único representante de universidades do Brasil convidado, por ser reconhecido como referência devido a sua participação na criação da Iniciativa Latino-América de Ciência e Tecnologia (ILACT) para o combate à desertificação no âmbito da Comissão das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCC), através de pesquisas e publicações sobre degradação de terras e desertificação. Estarão também presentes no seminário representantes dos ministérios das Relações Exteriores e do Meio Ambiente do Brasil. O evento tem como objetivos apresentar experiências latino-americanas em metodologias cientificas e políticas públicas para combate a processos de degradação das terras, à desertificação e revitalização de bacias hidrográficas. No âmbito desse seminário internacional será elaborada uma proposta dos países da América do Sul para o Capítulo Ambiental que será apresentado na III Cumbre de Chefes de Estados e Governo do Forum dos Países Árabes e da América do Sul (ASPA), que será realizado no Peru em fevereiro de 2011.