Início >> Ufba Em Pauta >> Debates sobre suicídio e epigenética são promovidos pela Pós em Medicina e Saúde

Palestrante convidado vem da Mcgill University

Entre os próximos dias 24 e 26 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde (PPgMS) realiza debates sobre suicídio e epigenética  com a presença do professor da Mcgill University (Montreal- Canadá), Gustavo Turecki que é uma das mais reconhecidas autoridades no tema, devido aos estudos realizados e à ampla produção científica.

O professor visitante participará de atividades abertas, direcionadas à comunidade acadêmica e supervisionará alunos do PPgMS que tenham projetos em linhas de pesquisa correlatas ao assunto abordado.  Os interessados devem enviar os projetos para o e-mail: lcq@ufba.br.

O professor Gustavo Turecki

É mestre e doutor, professor da Universidade McGill, Departamentos de Psiquiatria, Genética Humana e Neurologia & Neurocirurgia. Vice-Presidente para Assuntos Acadêmicos e Pesquisa do Departamento de Psiquiatria da Universidade McGill.  É Diretor, McGill Grupo de Estudos de suicídio, é Co-Diretor, Douglas - Bell Canada Cérebro Banco (estudos de suicídio), integra o Head, Programa de transtornos depressivos, do Instituto Douglas.  É Diretor, Réseau Quebequense de recherche sur le suicídio (RQRS).

Suas áreas de especialização são suicídios, transtornos depressivos, adversidade no início da vida, neurobiologia epigenética. Gustavo Turecki, MD, PhD, realiza estudos para entender melhor as características dos indivíduos que sofrem de depressão e tentam o suicídio, enfocando questões como o desenvolvimento precoce, traços de personalidade e fatores neurobiológicos, com especial atenção para a forma como o ambiente interage com o genoma para aumentar o risco.

24/11/2014

09h as 10h - Conferência: Marcadores biológicos da depressão maior. Local: Anfiteatro do HUPES. Público alvo: aberto.

10h ás 12: 30h- Discussão de projetos - Local: PPgMS. Público alvo: Alunos do PPgMS- FMB- UFBA

13-16:00h- Discussão de projetos. Local: PPgMS. Público alvo: Alunos do PPgMS- FMB- UFBA.

25/11/2014

9h ás10h - Conferência: Atualidades sobre o suicídio. Local: Anfiteatro do HUPES. Público alvo: aberto

10-12:30h- Discussão de projetos - Local: PPgMS. Público alvo: Alunos do PPgMS- FMB- UFBA

13-16:00h- Discussão de projetos. Local: PPgMS. Público alvo: Alunos do PPgMS- FMB- UFBA*.

26/11/2014

9h às 10h- Conferência: Abuso na infância e comportamento suicida futuro. Local: Anfiteatro do HUPES. Público alvo: aberto.