Início >> Ufba Em Pauta >> Debate sobre saneamento destaca a importância da promoção da saúde

Debate sobre saneamento destaca a importância da promoção da saúde

Cidadão devem discutir criação de Plano Nacional

A necessidade da participação cidadã em discussões estratégicas rumo à implantação de um Plano Nacional de Saneamento Básico foi defendida pelos professores Cezarina Maria Nobre Souza (IFPA) e Luiz Roberto Santos Moraes (UFBA), durante a mesa-redonda “Saneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental”, realizado na manhã desta sexta-feira (22/01), como aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, vinculado à Faculdade de Medicina da Bahia (FMB/UFBA).

As discussões destacaram a importância de priorizar o saneamento para a promoção de saúde em detrimento de uma visão tecnicista. Diante da importância do tema, o Reitor João Carlos Salles, pontuou que é preciso debater essas questões delicadas relacionados à saúde, refletir sobre elas, para superar as mazelas e o Congresso da UFBA, que acontecerá no próximo mês de julho, será um espaço propício para tal aprofundamento”.  O evento que aconteceu na Reitoria da Universidade também contou com o lançamento do livro de mesmo título, de autoria dos debatedores Cezarina Souza e Luiz Roberto Moraes mais André Monteiro Costa.

O professor Luiz Roberto Santos Moraes, que esteve presente fisicamente no Salão Nobre, é professor titular em Saneamento e participante especial do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento da Escola Politécnica e do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho-PPGSAT da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia e fundador do Grupo Ambientalista da Bahia-GAMBÁ.  A professora Cezarina Maria Nobre Souza, que participou do debate via webconferência, é professora e pesquisadora do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Ela atua nas áreas de Saúde Ambiental e Política e Gestão em Saneamento.