Início >> Ufba Em Pauta >> Curso de pós em Engenharia Clínica inscreve até 31 de agosto

Curso de pós em Engenharia Clínica inscreve até 31 de agosto

Engenheiros e químicos, dentre outros, podem cursar

As inscrições para a segunda turma do curso de Pós-Graduação em Engenharia Clínica da UFBA seguem até o dia 31 de agosto. O curso é uma parceria entre o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hospital das Clínicas), a Faculdade de Medicina da Bahia e a Escola Politécnica. O curso prepara profissionais para atuarem no gerenciamento e gestão das incorporações de tecnologia em estabelecimentos assistenciais de saúde. Com o crescente avanço tecnológico, os altos níveis de competitividade do mercado e os altos custos inerentes as instituições de saúde, fazem-se necessário a participação de profissionais com formação nas áreas de ciências humanas, exatas e médicas com habilitação para avaliar e gerenciar as tecnologias utilizadas nos estabelecimentos assistenciais de saúde, agências do governo, empresas fornecedoras e fabricantes de equipamentos.
Segundo Édson Palhares, engenheiro clínico do Complexo Hupes e coordenador do curso, há uma carência expressiva de recursos humanos habilitados em engenharia clínica no Brasil. Aproximadamente 3% dos estabelecimentos assistenciais de saúde não possuem este profissional e existe uma carência de mais de 1500 engenheiros clínicos em todo país. Édson Palhares afirma, ainda, que esta é uma atividade promissora, de extrema relevância para as unidades de saúde. A realização do curso compreende o período de setembro de 2011 a dezembro de 2012. O público-alvo consta de engenheiros, físicos, arquitetos, químicos, tecnólogos e administradores. As inscrições são feitas no site da Fapex (www.fapex.org.br/mof) ou no Serviço de Desenvolvimento de Pessoas (SDP) do Complexo Hupes. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rhcomplexohupes@gmail.com ou pelo telefone 3283-8203.