Início >> Ufba Em Pauta >> Crianças sob a ótica da pesquisa e da extensão são destaque no Congresso da UFBA

Debate sobre as culturas das infâncias

O Congresso da UFBA, entre os dias 14 e 17 de julho, vai incluir uma série de iniciativas voltadas às crianças e à infância, entre elas a mesa temática “O ser brincante e a constituição das culturas das infâncias: trajetórias entrelaçadas na formação, pesquisa e extensão”, com a participação das professoras Leila Souza, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cilene Canda, da Faculdade de Educação (Faced/UFBA), e a estudante Rosselinni Muniz.

Estarão no foco da mesa, que será apresentada no domingo, 17, às 8 horas, no Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (antigo PAF I) – Campus de Ondina, trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos por docentes e estudantes que integram os projetos Canto do Conto, do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (Cult/IHAC), e Balaio de Sensibilidades, do grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ludicidade (Gepel/Faced).

Outra mesa relacionada ao tema, programada para o domingo, 17, às 14 horas, também no antigo PAF I, é “Crianças e infâncias: o que a Universidade Federal da Bahia tem a ver com isso?”, composta pelas professoras Juliana Santana, Adriana Ferriz e Vânia Bustamante, do Instituto de Psicologia da UFBA. Seu propósito é discutir o papel da universidade na construção de conhecimento, produção de novas tecnologias de cuidado e atenção a essa faixa etária e, ao mesmo tempo, enquanto ambiente de convivência e fortalecimento comunitário para crianças e famílias da comunidade de Salvador.

Serão abordadas as experiências dos três projetos de extensão desenvolvidos pelo Instituto de Psicologia nesse segmento: primeiro, “Brincando em Família”, espaço psicoterapêutico livremente frequentado por crianças e suas famílias em uma biblioteca pública de Salvador, cujo foco é a promoção da saúde mental, o desenvolvimento infantil e a prevenção de doenças.

O segundo projeto é “Crianças na UFBA” – que visa a fortalecer a ocupação do espaço universitário pelas crianças da comunidade acadêmica e da cidade, promovendo brincadeiras que buscam “desinstitucionalizar” o tempo livre das crianças, estimular a infância livre do consumo e a vivência da solidariedade.

Por fim, será relatado também o projeto de extensão “Infância em Cena”, que promove a exibição e a discussão de filmes que abordam a infância e as crianças sob diferentes perspectivas teóricas.

Dentro da temática da infância vale destacar ainda a apresentação dos resultados parciais da tese de doutorado de Leila Souza, “Potes cheios de história: uma dinâmica interativa de oralidade para afirmação das identidades e das culturas da infância de crianças assentadas”, na sexta, 15, às 10h45, no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (antigo PAF III) – campus de Ondina. O estudo, desenvolvido no âmbito do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade, envolve o processo de formação de uma biblioteca oral a partir de potes de barro nos quais os participantes depositam objetos significativos que desencadeiam suas narrativas em contextos pedagógicos.