Início >> Ufba Em Pauta >> CRH realiza encontro em homenagem à professora Guaraci Adeodato

CRH realiza encontro em homenagem à professora Guaraci Adeodato

Evento debaterá sociologia e demografia

Uma mesa-redonda sobre “Sociologia e Demografia” e o descerramento de uma placa em homenagem à professora Guaraci Adeodato Alves de Souza marcarão a programação que lembrará a importância da demógrafa falecida, recentemente, em  2014.  A atividade que é promovida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades - CRH, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, acontecerá a partir das 14h desta quinta-feira (07/05).

A expectativa dos organizadores do evento é reunir colegas, amigos e familiares da professora Guaraci, no encontro que será realizado no auditório que leva o nome da docente e fica na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, localizada na Estrada de São Lázaro. Mais informações pelos telefones (71) 3283-5854 / 5850 ou no e-mail: crh@ufba.br.

Sobre Guaraci Adeodato

A professora Guaraci Adeodato Alves de Souza foi uma das pioneiras que tornou possível a constituição da Demografia como área disciplinar em nosso país. Graças a seus esforços, foi possível a inclusão da Demografia como disciplina no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA, tendo-a como docente responsável. Por sua preocupação teórico-política e por sua responsabilidade social, Guaraci teve enorme e importante participação no desenvolvimento da Demografia no Brasil.  Sua atuação trouxe coloborações a instituições como a UFBA, a SEI-SEPLAN do Estado da Bahia, ABEP, o CEDEPLAR e o NEPO.

Graduou-se em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1965), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1976) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi uma dos membros fundadores do CRH-UFBA. Atuou como membro do Conselho de Redação da revista Cadernos do CRH (UFBA) e Professora Participante Especial da UFBA, integrada às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Centro de Recursos Humanos e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da FFCH-UFBA. Tinha experiência na área de Demografia, com ênfase em Fecundidade e Família e pesquisava os seguintes temas: fecundidade, sucessão das gerações e formação de famílias. Já atuou nos temas: migrações, força de trabalho e emprego, urbanização e desenvolvimento.

Programação:

14:30h - Mesa-Redonda: “Sociologia e Demografia: diálogos com Guaraci Adeodato”

Mediadora: Professora Anete B. L. Ivo.

ExpositorasProfessoras Inaiá Mª Moreira de Carvalho; Iracema Guimarães e Maria Coleta Oliveira (Nepo- UNICAMP)

16:30h - Descerramento da placa do Auditório Profa. Guaraci Adeodato A. de Souza

Local: Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades - CRH - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.