Início >> Ufba Em Pauta >> Coordenadora de Acervos do MAE/UFBA ganha prêmio do IPHAN

Coordenadora de Acervos do MAE/UFBA ganha prêmio do IPHAN

Mara Lúcia Vasconcelos venceu na categoria Mestrado

A servidora técnico-administrativa da UFBA Mara Lúcia Carrett de Vasconcelos, conservadora-restauradora do Museu de Arqueologia (MAE/UFBA), venceu o prêmio Luiz de Castro Faria, do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), na categoria Mestrado. Em sua terceira edição, a premiação contempla pesquisas acadêmicas relativas à preservação do patrimônio arqueológico brasileiro que tenham originalidade em seu conteúdo e mereçam divulgação e reconhecimento público.

Mara Lúcia foi premiada por sua dissertação de mestrado em arqueologia - defendida na UFS (Universidade Federal de Sergipe), em 2014 - intitulada "Artefatos em ferro de origem terrestre: um estudo de caso sobre a interface entre pesquisa arqueológica e conservação no sítio Charqueada Santa Bárbara, Pelotas, RS, Brasil", sob orientação da professora Elizabete de Castro Mendonça e coorientação do professor Jaime Mujica Sallés (UFPEL). O valor do prêmio na categoria Mestrado é R$ 10 mil.

Graduada em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Pelotas (RS), Mara Lúcia atua nas áreas de Conservação Preventiva e Conservação de Materiais Arqueológicos. No MAE desde 2012, ela atualmente ocupa o cargo de coordenadora do Setor de Acervos do museu. "Esse é um prêmio importante, porque a área de conservação e restauro de acervos arqueológicos ainda está se consolidando no Brasil. É um grande estímulo à produção de conhecimento e de novos trabalhos na área."