Início >> Ufba Em Pauta >> Conceito de segurança na UFBA deverá ser debatido pela comunidade universitária

Conceito de segurança na UFBA deverá ser debatido pela comunidade universitária

Imagem do folheto informativo distribuído nos campi

Um folheto que começou a ser distribuído nesta semana nos vários campi da UFBA marca o início da ação da Reitoria no sentido de que a Universidade realize um debate amplo e profundo sobre a questão da segurança em seu território. O reitor João Carlos Salles tem levantado o tema em alguns fóruns, observando que a comunidade universitária precisa se pronunciar sobre que tipo de segurança é adequado para uma universidade pública, inclusiva e de qualidade, que tem como um valor a relação aberta com a sociedade e a cidade na qual está inserida.

Ainda que a proteção da comunidade e do patrimônio da universidade seja uma questão da máxima importância, a visão do reitor vai no sentido oposto de uma militarização do campus ou de um tratamento dos espaços universitários como se fossem condomínios privados.

O folheto dá as boas vindas aos motoristas que chegam aos espaços da UFBA, informa que eles são monitorados para garantir a segurança da comunidade e do patrimônio dessa universidade pública, pede respeito às áreas verdes, à marcação das vagas especiais para estacionamento e das áreas de acesso restrito do campus. Alerta ainda que, em decorrência de algum evento incomum, os usuários devem entrar em contato com a Coordenadoria de Segurança da Universidade (COSEG) pelos telefones 3283-6000/6018, ou com a Ouvidoria da UFBA, pelo telefone 3283-7044.

Ações executadas

Nos últimos meses, o grupo de trabalho e ações emergenciais integradas liderado pela Superintendência de Meio ambiente e Infraestrutura (SUMAI) executou uma série de medidas anunciadas pela Reitoria visando atender o compromisso institucional de consolidação de um ambiente seguro.

Foram realizados serviços de iluminação dos postes altos e baixos e refletores, com a substituição de 400 lâmpadas, de 250 reatores e a instalação de 30 novos refletores. Já foram também executadas a retirada de 1.942 m² de tapumes e de 1.137 m² de barracões, o fechamento de 770 m² de obras, a remoção de 700 m³ de entulho vegetal e de obra, a recuperação ou substituição de 357m de gradis, a poda de árvores e criação de faixa de domínio ao longo dos gradis. O trabalho continua com a regularização do piso e ordenamento das áreas dos antigos tapumes.