Início >> Ufba Em Pauta >> Campanha de cadastramento de veículos mobiliza a comunidade acadêmica para troca de adesivos e novos registros

Identificação para carros de passeio, caminhões e motos

Uma nova campanha de cadastramento de veículos, parte do conjunto de medidas adotadas pela administração central para reforçar a segurança institucional, deve mobilizar toda a comunidade da UFBA para a troca de adesivos dos veículos já registrados e inclusão de novos cadastros no sistema disponível no portal de segurança www.seguranca.ufba.br. Essa iniciativa vai contribuir para a identificação de carros de passeio, caminhonetas, caminhões e motos que circulam nos campi.

Os usuários que ainda dispõem dos adesivos da campanha anterior, na cor azul -- na verdade, uma parcela não muito grande da comunidade --, precisarão trocá-los pelos novos, na cor vermelha. Os antigos estão sendo eliminados em função de sua má qualidade, detectada tão logo começaram a ser usados. A gráfica licitada foi por isso acionada e produziu, sem custos adicionais, novos adesivos dentro do padrão de qualidade especificado. Quem tiver o modelo antigo deve se dirigir a sua unidade para a troca, sem necessidade de novo registro no sistema.

A administração central espera que esse processo de troca e registro de novos cadastros permitam o aprimoramento, a renovação das ações anteriores e a implantação de novas ações de monitoramento a serem desencadeadas nas portarias dos campi. De acordo com sistema de segurança, em relação ao público interno, isto é, servidores, estudantes e terceirizados, foram cadastrados 7.187 veículos, e foram retirados para esse total somente 2.955 adesivos, portanto, não buscaram os adesivos 4.232 motoristas ou seus representantes. Do público externo, ou seja, visitantes, prestadores de serviço e outros, foram cadastrados 2.168 veículos, mas só 873 adesivos foram entregues.

É muito amplo o público que pode fazer novos cadastros de veículos, na UFBA. Além dos servidores docentes e técnico-administrativos, ativos ou aposentados, dos estudantes regularmente matriculados e dos profissionais terceirizados, o cadastramento se estende a participantes regulares de atividades de extensão, pesquisadores visitantes, fornecedores regulares da UFBA, trabalhadores das empresas prestadoras de serviços ou que estão localizadas nos campi (por exemplo, profissionais das agências bancárias e restaurantes), e membros da comunidade externa com relação regular com alguma unidade ou serviço prestado na UFBA. Mas, atenção: quem não tem adesivo porque não se enquadra nos casos relacionados, tem garantida a circulação normal de seu veículo nas áreas da UFBA por meio de cartão provisório a ser entregue ao motorista na entrada dcada campus.

Para quem tem acesso à rede UFBA, o cadastramento poderá ser feito on-line, através do portal registrodeplacas.ufba.br, informando-se login e senha. O cadastro também pode ser feito na unidade de ensino junto ao servidor responsável por tal ação. Servidores aposentados podem dirigir-se à Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep) e procurar a Central de Atendimento. Fornecedores, empresas prestadoras de serviço à UFBA ou localizadas nos campi devem se comunicar com a Pró-Reitoria de Administração (Proad), através dos telefones (71) 3283-6370 e 3283-6976, nos horários das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

A Proad irá distribuir os novos adesivos às unidades de ensino, superintendências e demais pró-reitorias e coordenar a troca e entrega do material, em conjunto com os responsáveis designados. Confira a lista de Responsáveis pela administração do cadastramento de veículos nas Unidades e Órgãos da UFBA.