Início >> Ufba Em Pauta >> Arte no Currículo estimula a criatividade na rede de ensino

Arte no Currículo estimula a criatividade na rede de ensino

Projeto alcança cerca de 50 mil jovens de Salvador

Aliar arte à educação é o objetivo do Projeto Arte no Currículo, um convênio entre a UFBA e a prefeitura de Salvador que, em dois anos de atividade, já alcançou 243 escolas da rede municipal e mais de 50 mil jovens. Nesta sexta-feira, 12 de maio, na reitoria, foram apresentados os resultados do projeto, que tem o envolvimento de quatro linguagens artísticas – teatro, música, dança e artes plásticas – e é coordenado pela Escola de Dança da UFBA.

O projeto tem como objetivo qualificar e potencializar a arte no currículo da educação básica da rede municipal de Salvador, com ações voltadas não apenas aos estudantes, como também aos professores. Entre 2015 e 2016, participaram do projeto 108 professores de artes visuais, 91 de música, 61 de dança e 60 de teatro. Foram criadas também residências artísticas, nas quais, a partir de uma organização em rede, diferentes escolas se engajaram num projeto em comum: estimular o processo de criação artística na relação ensino-aprendizagem.

“A arte está no lugar de área de conhecimento, ela tem todo um potencial, ferramentas, metodologias para dialogar com a educação nesse processo de formação das crianças e adolescentes”, explica a coordenadora-geral do projeto e professora da Escola de Dança, Beth Rangel. Em sua opinião, é necessário ultrapassar o olhar sobre a arte como algo meramente recreativo ou decorativo e encará-la como campo de estudo importante, que trabalha dimensões do ser humano e sua convivência em comunidade.

O vice-reitor Paulo Miguez participou do evento e lembrou do primeiro reitor da UFBA, Edgar Santos, e seu compromisso com a educação em artes, que resultou na criação, na década de 1950, das Escolas de Dança, Música e Teatro, e na inclusão da Escola de Belas Artes, fundada desde 1877, ao conjunto de unidades da Universidade. “Edgar percebeu que a importância da Universidade para o desenvolvimento baiano não podia se restringir às áreas de ciência, tecnologia e saúde. Ele dá um passo à frente com a criação das escolas de arte, o que nos colocou num lugar de destaque no cenário das instituições federais de ensino superior.”

“Hoje tivemos a apresentação de resultados muito palpáveis, concretos e impactantes para a melhoria educacional da rede municipal. Entendemos a importância do projeto no processo educacional. Acho que ele extrapola esse objetivo inicial da arte no currículo e vai além, na valorização cultural e artística de nossa cidade”, avalia a secretaria municipal de educação de Salvador, Paloma Modesto. Ela destaca também a importância do convênio, afirmando tratar-se de uma parceria qualificada entre a UFBA e a prefeitura.

Os diretores das escolas de artes da UFBA também participaram do evento. A diretora da Escola de Dança, Dulce Tâmara, destacou a importância de a Universidade estar ressignificando a experiência artística no ensino básico. Já o diretor da Escola de Música, José Maurício Brandão, ressaltou a importância da existência do ensino de arte não somente na escola, mas na vida das pessoas, o que contribuiria não apenas para a formação, mas também “na perspectiva de uma sociedade mais sólida, mais madura, melhor construída”.

A diretora da Escola de Belas Artes, Nanci Novais, enfatizou o enriquecimento que os próprios estudantes de graduação têm com a prática, encarando já o futuro como profissionais da licenciatura. O professor da Escola de Teatro Daniel Marques ressaltou a alegria no desenvolvimento do projeto e a importância simbólica de reencontrar e trabalhar com os professores da rede público de ensino, muito vezes alunos egressos da própria UFBA.

Fonte: EdgarDigital