Início >> Ufba Em Pauta >> AAI seleciona estudantes para bolsa em instituição americana

AAI seleciona estudantes para bolsa em instituição americana

Inscrições poderão ser efetuadas até as 16h de 24/03

A Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade Federal da Bahia  abriu pré-seleção para cinco alunos da universidade, matriculados regularmente em curso de graduação ou pós-graduação, para uma bolsa do Programa Prudential Foundation Global Citizens através do The Washington Center for Internships and Academic Seminars, instituição americana sem fins lucrativos, com a qual a universidade possui acordo de cooperação.

O objetivo é proporcionar aos interessados um melhor conhecimento dos papéis financeiros e das iniciativas do setor privado, do governo e de setores sem fins lucrativos nos Estados Unidos e no mundo. As inscrições poderão ser efetuadas até as 16h do dia a 24/03 e o período de permanência do aluno na instituição americana será de 26 de agosto a 12 de dezembro de 2015.

Será dada atenção especial aos candidatos que demonstrarem interesse nas áreas de: Internacionalização de empresas; Organização industrial; Comportamento organizacional e estratégico em ambientes de rápidas transformações; Questões sobre finanças corporativas, éticas e sustentabilidade; Governança Corporativa e Avaliação em Mercados Emergentes; Economia monetária ou internacional; Economia de regulação e Engenharia de produção. A pré-seleção se dará em duas etapas, analise documental e por mérito e entrevista presencial, ambas eliminatórias.

Mais informações podem ser obtidas através do site http://www.twc.edu/prudential.  E-mail internationalinfo@twc.edu ou aai@ufba.br ou pelos telefones: 3283.7064 e 3283.7068.

Requisitos

1)      Ter integralizado pelo menos vinte por cento (20%) da carga horária total do seu curso no ato da inscrição na AAI;

2)      Histórico oficial da UFBA no ato da inscrição na AAI (original e em inglês);

3)      Certificado de proficiência na língua inglesa no ato da inscrição na AAI (ex: TOEFL, IELTS, Cambridge ou equivalente) – original e cópia;

4)      Duas cartas de recomendação de professores, em papel timbrado no ato da inscrição na AAI (em inglês);

5)      Curriculum no ato da inscrição na AAI (uma página em inglês);

6)      Uma (01) foto no ato da inscrição na AAI;

7)      Passaporte no ato da inscrição na AAI (original e cópia da 1ª página);

8)      Declaração de interesse profissional para atuar em áreas relacionadas à gestão das finanças, empreendedorismo e negócios, em inglês, no ato da inscrição na AAI;

9)      Uma (01) redação de 500 palavras, em inglês, sobre um evento atual nos campos de gestão das finanças, empreendedorismo ou negócios, no ato da inscrição na AAI;

10)   Formulário Prudential Foundation TWC devidamente preenchido, no ato da inscrição na AAI, disponível em: http://www.aai.ufba.br/pt-br/formularios/discentes

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

De 25 de fevereiro a 24 de março de 2015, até às 16 horas.

CRITÉRIOS DE PRÉ-SELEÇÃO

Duas etapas, ambas eliminatórias:

1ª ETAPA:ANÁLISE DOCUMENTAL E POR MÉRITO, considerando-se o coeficiente de rendimento (CR) do aluno, selecionando um aluno de cada Curso, dentre as inscrições validadas.

OBS: Em caso de haver empate de CR de alunos do mesmo Curso, aplicar-se-ão em ordem decrescente os seguintes critérios até haver desempate:

(1) maior carga horária integralizada de componentes do curso em questão;

(2) menor número de reprovações;

(3) dar-se-á preferencia ao aluno que tenha mais idade; e,

(4) sorteio na Assessoria para Assuntos Internacionais da UFBA em presença dos assessores.

Os candidatos pré-selecionados, a partir dos critérios supra, passarão para a segunda etapa do processo.

2ª ETAPA: ENTREVISTA PRESENCIAL em Língua Inglesa, dia 27 de março de 2015, em horário e local a serem divulgados posteriormente aos candidatos pré-selecionados, onde serão avaliados, mediante Barema equivalendo a 2 pontos, cada um dos critérios infra, totalizando 10 pontos:

(a) domínio da língua inglesa;

(b) capacidade de comunicação;