Início >> Ufba Em Pauta >> Aluno do Pospetro recebe prêmio de melhor trabalho em evento internacional

Aluno do Pospetro recebe prêmio de melhor trabalho em evento internacional

Trabalho integra dissertação de mestrado do estudante

O trabalho intitulado “Detailed and confirmatory investigation in an area with contaminated sediment, in order for the application of phytoremediation”, de autoria de Ícaro Thiago Andrade Moreira, com a colaboração de Cíntia Mayra de Souza Martins, Marcelo Cruz da Oliveira, Olívia Maria Cordeiro de Oliveira e Jorge Alberto Trigüis foi premiado como melhor trabalho apresentado durante o XII Workshop and Crongress - ALAGO, realizado na cidade de Montevideo-Uruguai, entre os dias de 15 a 19 de novembro de 2010. O evento foi organizado pela Associação Latino Americana da Geoquímica Orgânica (ALAGO), contando com a participação de profissionais de diversos países que atuam na área de Petróleo e Meio Ambiente, e tem como objetivo contribuir com a formação de novos estudantes e atualização de profissionais da área. Nesta 12.ª edição o evento teve como tema principal a busca de novas tecnologias na indústria do petróleo.
O trabalho premiado faz parte da dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente da Universidade Federal da Bahia (Pospetro/UFBA), do acadêmico em Biologia Ícaro Thiago Andrade Moreira, sob a orientação da Profa. Olívia Maria Cordeiro de Oliveira (IGEO). Este trabalho conta com o apoio financeiro da FINEP-CTPetro, CNPq, Petrobras e Fapesb, no âmbito da Rede Cooperativa em Recuperação de Áreas Contaminadas por Atividades Petrolíferas (Recupetro), coordenado pelo Prof. Antonio Fernando de Sousa Queiroz (IGEO/UFBA).

A premiação do trabalho consolida as linhas de pesquisas Remediação de Áreas Impactadas por Petróleo e Geoquímica e Avaliação de Ecossistemas, desenvolvidas pelo Mestrado Acadêmico em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (Pospetro). Ambas têm características multi e interdisciplinares e nasceram da necessidade de formação de massa crítica e de aprofundamento de conhecimentos, de forma integrada, para auxiliar na resolução de problemas envolvendo questões estratégicas como o petróleo e o meio ambiente.