O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA e o Grupo de Pesquisa Conhecimento, Realidade e Linguagem (CNPq) realizam na próxima segunda-feira (18 de outubro) a conferência “Conhecimento sem reflexão: a teoria confiabilista da justificação”, a ser proferida pelo Prof. Alexandre Meyer Luz, docente da Universidade de Santa Catarina (UFSC). Nesta conferência, o Prof. Alexnadre Luz irá abordar um dos temas centrais do debate atual em Epistemologia, sobretudo na tradição da Filosofia Analítica.
O confiabilismo surge no debate epistemológico, no final dos anos setenta, como uma reação às teorias internalistas da justificação. Para alguns epistemólogos, a tarefa do confiabilismo consiste em especificar, em termos não-epistêmicos, quando uma crença é justificada. Essa tarefa será cumprida através da descrição - não da prescrição - dos nossos padrões comuns de justificação. Assim, uma crença deve ser considerada justificada quando ela é produzida por um ou mais processos que costumam produzir mais verdades do que falsidades (ou seja, quando é produzida por um conjunto de processos confiáveis).
A conferência será às 15h30, na sala de aula do Programa de Pós-Graduação de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Estrada de São Lázaro, n. 147 - Federação). A entrada é franca.