Início >> Ufba Em Pauta >> Olimpíada de Física promove provas na UFBA para mil alunos

Olimpíada de Física promove provas na UFBA para mil alunos

Objetivo é despertar e estimular interesse pela Física

Mil alunos do Ensino Médio e Fundamental, de Salvador e Região Metropolitana, farão as provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física no PAF I da UFBA, neste sábado (dia 25), das 13 às 17h. Da Bahia foram classificados 2.800 alunos de 12 mil que fizeram as provas da primeira etapa no estado. Em todo Brasil serão 43 mil estudantes do Ensino Médio e 8.º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares. A Olimpíada Brasileira de Física é um projeto da Sociedade Brasileira de Física, com apoio do CNPq. Na Bahia, a OBF é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA em parceria com as quatro universidades estaduais, a Univasf e a UFRB.

Além de promover desafios, a Olimpíada Brasileira de Física tem, dentre seus objetivos, o propósito de despertar e estimular o interesse pela Física, aproximar as universidades do Ensino Médio e Fundamental, e identificar estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

A OBF também seleciona e prepara as equipes brasileiras que participam da Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF) e a International Physics Olimpiad (IPhO). O Brasil tem conseguido bons resultados nessas Olimpíadas, sendo o país latino-americano com melhor desempenho tanto na Olimpíada Iberoamericana como na Internacional.

Mais informações estão disponíveis na página da OBF Nacional (www.obf.org.br), com a Coordenação Estadual, a cargo da Profa. Maria das Graças R. Martins, docente do Instituto de Física/UFBA – (71) 3283-6610 ou no sítio www.obfba.fis.ufba.br.