Início >> Ufba Em Pauta >> Albino Eduardo Machado Novaes - Nota de Pesar

Albino Eduardo Machado Novaes - Nota de Pesar

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento, em 20 de julho de 2024, do professor Albino Eduardo Machado Novaes, docente da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB). O professor Albino graduou-se como médico em 1961 pela FMB-UFBA. De 1967 a 1969, fez Especialização em Reumatologia na Cornell University, em Nova York, nos Estados Unidos, e atuou principalmente em  reumatologia, doenças reumáticas, lupus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide e febre reumática. Foi chefe do Departamento de Medicina e Coordenador do Colegiado de Graduação da Faculdade sendo considerado por seus pares “um exemplo de médico e professor”.

O professor Albino foi também um dos primeiros médicos residentes do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES). Desempenhou um importante papel na reestruturação do Laboratório Central do hospital, na década de 1970. Foi também chefe de enfermaria e diretor do Hospital Universitário.

A UFBA expressa sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas do professor Albino Eduardo Machado Novaes