Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA saúda seus primeiros calouros de 2017

UFBA saúda seus primeiros calouros de 2017

Yuri Magno de Arquivologia e Naira Lise do BI de Artes

O entusiasmo e a curiosidade marcaram presença entre os classificados na primeira lista do SISU, que compareceram para realização da matrícula, a fim de cursar o primeiro semestre de 2017 na UFBA.  Para as 4.442 vagas distribuídas em 89 cursos de graduação, foram realizados 2.823 registros de estudantes que entregaram a documentação necessária à efetivação da matrícula. “Essa marca é satisfatória para as universidades públicas, devido à mobilidade nacional proporcionada pelo sistema do SISU”, informou o pró-reitor de Ensino de Graduação, Penildon Silva, explicando que “muitos estudantes são selecionados para a UFBA, mas optam por instituições mais próximas de seus domicílios”.

Com o preenchimento de 62% das vagas para os campi de Salvador e Vitória da Conquista, será possível realizar mais chamadas para ocupação das vagas abertas, contemplando candidatos relacionados na lista de espera do SISU, obedecendo a classificação segundo a pontuação alcançada, anunciou o pró-reitor.  Nos próximos dias será publicado – na página de ingresso www.ingresso.ufba.br – o edital que orientará a próxima convocação para realização da matrícula, no mês de março.  Também haverá uma terceira chamada para matricular mais calouros, antes do início das aulas do semestre 2017.1, afirmou Penildon.

Os cursos de Medicina, Direito (diurno e noturno), Arquitetura, Engenharia Civil, Ciências Econômicas e Bacharelados Interdisciplinares noturnos estão entre os que tiveram maior procura e ocupação, no campus de Salvador.  Todo o processo da matrícula transcorreu normalmente, graças à atuação de uma equipe de 60 pessoas destinadas exclusivamente ao atendimento dos calouros. “Nos casos em que estudantes apresentaram pendências na documentação, abrimos processos que serão submetidos à apreciação do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE)”, informou a integrante da comissão de matrícula,  Vanúbia de Jesus Silva, servidora da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD).

Diversidade e alegria

Neste primeiro semestre de 2017, o perfil dos calouros que chegaram à UFBA também está mais diversificado com relação à região de origem, pois foram matriculados muitos estudantes provenientes de estados como São Paulo, Goiás e Minas Gerais, destacou a coordenadora geral da comissão de matrícula, Ana Pessoa que é servidora da Superintendência Acadêmica (SUPAC/UFBA).

Em meio à diversidade, a alegria de ingressar na universidade era a tônica em comum e estava estampada em vários rostos como no de Yuri Magno, jovem proveniente de 18 anos, proveniente do Colégio Acadêmico de Salvador e que se surpreendeu ao constatar que reuniu pontos para cursar arquivologia.  Sem esconder o sorriso, ele contou que está “cheio de expectativas” e até já visitou a UFBA a fim de conhecer seus campi.

O mesmo sentimento era partilhado por Naira Lise de Aquino, 17 anos que esperava sua vez para entregar os documentos e ingressar no Bacharelado Interdisciplinar em Artes.  Apesar de afirmar que ainda estava nervosa diante de tantas mudanças em sua vida, ela revelou as “altas expectativas” por conhecer o “novo ambiente universitário”.  A estudante que cursou o ensino médio no colégio Thales de Azevedo também manifestou ansiedade pelo começo das aulas na área das artes, “matéria da qual sempre fui amiga”.

O clima de acolhimento aos recém-chegados foi ampliado pela presença de estudantes veteranos, integrantes do Centro Acadêmico (CA) dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs) que reuniram os calouros numa sala para dar dicas e informações sobre integração, circulação e convívio em meio aos ambientes universitários.

Fonte: EdgarDigital