Início >> Ufba Em Pauta >> Laymert dos Santos: mídia e judiciário mostram "golpe como se fosse constitucional"

Titular de Sociologia da Unicamp fez palestra na UFBA

A UFBA recebeu no sábado (21/05) a visita do professor titular do departamento de Sociologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Laymert Garcia dos Santos, convidado de honra da aula aberta “As Novas Culturas Políticas”, promovida pelo Instituto de Humanidade, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA). Realizado no Salão Nobre da Reitoria, o evento teve como debatedores o reitor João Carlos Salles e o diretor do IHAC, professor Messias Bandeira. Contou ainda com as presenças do vice-reitor Paulo Miguez e da professora do IHAC Ana Lucia Lage.

Na palestra - uma "desconferência", dado seu caráter informal - , o professor Laymert expôs um conjunto de reflexões livres sobre o atual momento político brasileiro. Tomando como ponto de partida a existência de um golpe de estado em curso, Laymert levantou hipóteses no sentido de explicar a "novidade" desse processo: o uso sistemático de "uma linguagem que mostra o golpe como se fosse constitucional", urdida na articulação entre o "setor da informação" e o Judiciário. Para o professor, o objetivo de fundo seria a construção de um "nexo entre terrorismo e luta contra a corrupção", visando "mobilizar as elites para derrubar as experiências progressistas" experimentadas pelo Brasil ao longo do último decênio.

<< Veja fotos do evento. O video da palestra, na íntegra, será disponibilizado em breve >>

Laymert Garcia dos Santos

Titular do departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Laymert Garcia dos Santos, possui graduação em Bacharel em Comunicação Social - (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Sociologie des Sociétés Industrielles - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1975) e doutorado em Sciences de l'Information - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1980).Também é conselheiro do CNPC do Ministério da Cultura e bolsa de pesquisa individual do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi Diretor da Fundaçâo Bienal de São Paulo, de outubro de 2009 a junho de 2010. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Tecnologia, e em Arte Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, tecnologia, arte contemporânea, política e Brasil. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Cultura e Tecnologia em Rede, Instituto Século 21, em São Paulo.