Início >> Ufba Em Pauta >> Assembleia Legislativa comemora alegria dos 70 anos da UFBA na Bahia

Assembleia Legislativa comemora alegria dos 70 anos da UFBA na Bahia

Celebração destacou importância da Universidade

A Alegria e o orgulho de ser UFBA marcaram a Sessão Especial em homenagem aos 70 anos da Universidade Federal da Bahia que foi realizada na manhã desta quinta-feira (12/05), no plenário da  Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).  A sessão solene que foi uma iniciativa do deputado Marcelino Galo, contou com a presença de várias autoridades, representantes da comunidade acadêmica e de diversos segmentos da sociedade baiana.

Na ocasião, aconteceram apresentações musicais do Madrigal e da Filarmônica da UFBA, com regência dos maestros José Maurício Brandão e Celso José Benedito, e também uma exposição de livros da EDUFBA, com títulos que ajudam a contar a história da instituição.  A celebração contou com declarações  unânimes sobre a importância da data devido à relevância da Universidade que atua ativamente há sete décadas na sociedade baiana e também possui posição de destaque no cenário nacional.

Veja imagens da Sessão Solene na ALBA

Num clima de congraçamento e participação não faltaram depoimentos emocionados e de reconhecimento do papel da instituição na sociedade.   Nos discursos proferidos pelas personalidades que subiram ao púlpito da ALBA, a tônica era única:  a UFBA não é so importante para a Bahia, mas também no cenário nacional do conheciemnto e da pesquisa.

A trajetória de formação da instituição e o pioneirismo na implantação de cursos das áreas das Artes como Dança, Teatro e Música nos idos dos anos 50, foi lembrada, em meio ao investimento também em áreas do saber tradicional e levou à conclusão unânime de que a "UFBA foi o maior projeto da sociedae baiana no século XX"".  E de acordo com o Reitor João Carlos Salles, apesar de todas as dificuldades, serão empreeendidos todos os esforço para que a instituição "continue sendo o maior projeto também neste nosso século".

Para o secretário estadual de Cultuira, Jorge Portugal, a UFBA continua emanando seu brilho para a cultura nacional, desde que o então Reitor Edgard Santos a fundou com uma "audácia de estadista", há sete décdas.   A senadora Lídice da Matta, egressa da Casa, graduada em Economia, envioi carta, lida pelo vice-reitor, Paulo Miguez, na qual engrandeceu o caráter  autônomo e democrático da instituição que sempre abre espaço para discussões necessárias sobre a configuração atual do país.

Após inúmeras intervenções elogiosas à atuação da universidade por 70 anos na Bahia, o Madrigal da UFBA entoou o Hino Oficial do Estado da Bahia e os demais partiticpantes da cerimônia uniram-se num vigoroso uníssono.