Início >> Ufba Em Pauta >> Vencedores baianos da Olimpíada Brasileira de Física recebem prêmios

Vencedores baianos da Olimpíada Brasileira de Física recebem prêmios

Cerimônia acontece neste sábado (14), no PAF 3

A cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física (OBF 2015) acontece no dia 14/05, às 14h, no Auditório do PAF III, no campus deOndina. Cerca de 70 estudantes do Ensino Médio e última série do Ensino Fundamental receberão medalhas de Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa conquistadas na OBF 2015. A Olimpíada é um projeto da Sociedade Brasileira de Física para estudantes do Ensino Médio e 9º Ano do Ensino Fundamental, que conta com apoio do CNPq.

Na ocasião será proferida a palestra “A Física de uma forma criativa, Ensino – Aprendizagem”, a cargo do professor Mario César Soares Xavier, docente do Departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba.

Criada em 1999, a OBF ocorre em três fases e atinge estudantes de escolas públicas e particulares. Na Bahia, a OBF é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as demais universidades públicas do estado - UNEB, UEFS, UESB, UESC, Univasf, UFRB e IFBA. A Bahia tem tido uma participação crescente a cada ano, tanto em relação a escolas quanto a estudantes, como de classificados para as etapas finais. Em 2015, os estudantes baianos conquistaram, na premiação nacional, medalhas e menções honrosas, além de se classificarem para as seletivas das olimpíadas internacionais de Física.

Participaram da primeira fase da OBF na Bahia mais de 6000 estudantes de escolas públicas e particulares. Para a segunda fase foram classificados cerca de 700 estudantes baianos e, para a terceira fase, de 3800 alunos no Brasil houve 122 baianos classificados. A OBF, que realiza provas teóricas e experimentais, tem dentre seus objetivos: despertar e estimular o interesse pela Física e pela Ciência em geral; proporcionar desafios aos estudantes; e aproximar a Universidade do Ensino Médio e Fundamental.

A OBF seleciona e prepara equipes para representar o Brasil em duas olimpíadas internacionais de Física: a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que conta com os países da América Latina, Portugal e Espanha, em que o País se destaca conquistando o primeiro lugar há vários anos.

O resultado final da OBF 2015 e mais informações encontram-se na página www.obfba.fis.ufba.br ou no site nacional da OBF - www.obf.org.br.