Início >> Ufba Em Pauta >> Reitor recebe manifestantes a favor da inclusão de gênero e sexualidade no Plano Estadual de Educação

Tema pode ser votado nesta quarta-feira, na ALBA

O reitor da Universidade Federal da Bahia, professor João Carlos Salles, recebe a partir das 14h desta segunda-feira (02/05), pesquisadores e militantes para manifestar seu apoio à inclusão de temas da diversidade sexual e de gênero no Plano Estadual de Educação, previsto para ser votado pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), na próxima quarta-feira (04/04).

A reunião deverá contar com a participação de pesquisadores e gestores da UFBA e de outras universidades sediadas na Bahia, além de militantes de Salvador. Todos estarão à disposição para falar sobre a importância do Plano Estadual de Educação contemplar os temas relativos à diversidade sexual e de gênero.

A UFBA tem se posicionado firmemente na defesa dos segmentos da população atingidos por discriminações étnicas, de gênero ou de orientação sexual, além, de como instituição de pesquisa, ter incentivado pesquisas que levem ao conhecimento e à compreensão da temática, destacando-se nesse campo o grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade, vinculado ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.

A reunião foi solicitada por integrantes da Frente pró-diversidade no Plano Estadual de Educação, criada no último dia 25 de maio para congregar organizações e pessoas que pesquisam e ou militam em torno dos temas da diversidade. No sábado, a Frente já contava com a adesão de 50 organizações (ver https://www.facebook.com/bahiadiversa).

O Plano, enviado pelo governador Rui Costa para ser apreciado pela Assembleia Legislativa, recebeu propostas de modificações para retirar qualquer referência sobre gênero e sexualidade na futura lei que norteará as políticas educacionais dos próximos 10 anos.