Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA solicitou ao MEC a renovação do reconhecimento do curso de Biologia

UFBA solicitou ao MEC a renovação do reconhecimento do curso de Biologia

SERES reverá avaliação de curso da UFBA

O reitor da UFBA, professor João Carlos Salles, se reuniu com a SERES - Secretaria de Regulação da Educação Superior, na última terça-feira, dia 05 de janeiro, em Brasília, quando expôs o equívoco ocorrido no cadastro dos cursos da UFBA, em que alunos de curso diferente de Ciências Biológicas fizeram a prova do ENADE desse curso. O reitor solicitou a revogação da medida cautelar e a renovação do reconhecimento do curso. A SERES acolheu a justificativa institucional e se comprometeu a rever a posição atual, prevendo que a situação deve estar inteiramente resolvida até a próxima semana.

A Universidade reconhece a excelência dos cursos oferecidos pelo Instituto de Biologia da UFBA. Recentes avaliações in loco, realizadas pelo INEP/MEC no curso de Bacharelado de Salvador, ênfases em Zoologia e em Ecologia que obtiveram notas 5 e 4, e nos cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura (Campus Salvador) e Bacharelado (Campus Vitória da Conquista), confirmam a qualidade desses cursos, já que obtiveram notas 4 (quatro) e 3 (três), respectivamente, tanto no ENADE quanto no CPC, garantindo, assim, a renovação do reconhecimento através da Portaria 1091 de 24/12/2015 publicada no D.O.U. de 30/12/2015.

Serão ofertadas, portanto, 72 vagas anuais em Ciências Biológicas - diurno em Salvador; 36 vagas anuais para Ciências Biológicas - Licenciatura - Noturno – Salvador e 36 vagas para Ciências Biológicas - Bacharelado, no campus da UFBA em Vitória da Conquista. Também estão mantidas as vagas para alunos oriundos dos Bacharelados Interdisciplinares (BI) nesses cursos, que completam, 90, 45 e 45 vagas anuais para os respectivos cursos. Não houve redução no número de vagas para o ingresso na UFBA. As informações estão no site que divulga o edital para o SISU em 2016: www.ingresso.ufba.br