Início >> Ufba Em Pauta >> Professor da UFBA lança biografia do geógrafo Milton Santos

Professor da UFBA lança biografia do geógrafo Milton Santos

Autor do livro é o professor Fernando Conceição

O professor da Faculdade de Comunicação da UFBA Fernando Conceição lança no dia 28/12 o livro "Milton Santos, uma biografia". No evento de lançamento, que acontece às 15h do dia 28, no Espaço Cultural Raul Seixas do Sindicato dos Bancários, localizado nas Mercês, será realizada a mesa-redonda intitulada "Intelectual, Negro e Geógrafo Mundial".

O livro tem tiragem de 5.000 exemplares a ser distribuída gratuitamente em todo o país. A programação do lançamento será aberta com a exibição de um videodocumentário de 27 minutos, em DVD encartado no livro, que foi editado pela jornalista Sueide Kinté. O vídeo foi feito a partir de material produzido durante o processo da pesquisa iniciada em 2007 pelo Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos da Universidade Federal da Bahia.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail afirme.se@gmail.com e pelo telefone (71) 99103-4578.

Milton Santos

Milton Santos foi um geógrafo baiano considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Destacou-se por escrever e abordar temas, como a epistemologia da Geografia, a globalização, o espaço urbano, entre outros.

Conquistou, em 1994, o Prêmio Vautrin Lud, o Nobel de Geografia, sendo o único brasileiro a conquistar esse prêmio e o primeiro geógrafo fora do mundo anglo-saxão a realizar tal feito. Ganhou o prêmio Jabuti de 1997 para o melhor livro de ciências humanas, com “A Natureza do Espaço”. Foi professor da Universidade de São Paulo, mas lecionou também em outros países, em especial na França. Em 1986, Milton Santos recebeu da UFBA o título de Doutor Honoris Causa. Fundado em 2008, o IHAC/UFBA foi batizado, em sua homenagem, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos.