Início >> Ufba Em Pauta >> Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante completa um ano com grande demanda

Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante completa um ano com grande demanda

Setor atende estudantes assistidos pela PROAE

Com pouco mais de um ano de existência, o Núcleo de Atenção à Saúde Integral do Estudante (NASIE), vinculado à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA realizou 431 atendimentos relacionados à saúde de estudantes cadastrados na PROAE.  De acordo com o relatório do primeiro ano de atividades, além de atender a casos que necessitam de acompanhamento de profissionais de saúde, o NASIE trabalha na prevenção de agravos, promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida universitária.

Entre os vários motivos de direcionamento de estudantes ao Núcleo, as demandas ligadas à psiquiatria/psicologia são as mais frequentes e representam um total de 55% dos casos. Outras queixas frequentes estão relacionadas a distúrbios metabólicos e alimentares, doenças infecciosas, enxaqueca, lúpus, odontologia e oftalmologia.

O NASIE também recebe solicitações de auxílio saúde para compra de óculos e medicações não dispensadas na rede UFBA/SUS. Após análise criteriosa dos casos, o Núcleo já viabilizou, a aquisição de 253 óculos e liberou recursos para 66 pedidos de compra de medicamentos. Alguns estudantes em situações delicadas de tratamento de saúde recebem benefício mensal de R$ 400 e são acompanhados pela PROAE.

Durante este ano, o Núcleo implantou o “Projeto de Extensão Atenção Psicológica e Vida Universitária” em que as demandas por atendimento psicológico dos alunos são acolhidas e os atendimentos são viabilizados pela rede de psicólogos vinculados ao projeto.  Até o momento, 75 estudantes são acompanhados por 10 profissionais de Psicologia.

Outra frente de atuação foi a educação preventiva com a realização de “Palestra sobre Primeiros Socorros” para estudantes do Programa de Moradia UFBA (Residência e Auxílio Moradia) e a Ação em Saúde nas Residências – “Fique Sabendo”, contando com a parceria com o CEDAP - Centro Estadual Especializado em Diagnósticos, Assistência e Pesquisa, em que foi ofertado testes HIV e Sífilis e orientação para prevenir de doenças sexualmente transmissíveis aos estudantes e demais 13 interessados sendo a coleta, análise, aconselhamento e entrega de resultado executados de forma responsável e sigilosa.

O NASIE

O Núcleo de Atenção à Saúde Integral do Estudante (NASIE) está vinculado à Coordenação de programas de Assistê ncia Estudantil (CPAE) da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA e iniciou suas atividades em outubro de 2014 com o objetivo principal de acolher, orientar, encaminhar e acompanhar o estudante cadastrado na PROAE, em casos que envolvessem saúde.

O Núcleo centralizou suas ações na prevenção de agravos, promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida universitária envolvendo os aspectos acadêmicos e psicossociais. Para atingir este propósito, desenvolveu atividades como: acolhimento do estudante (escuta e diagnóstico), análise das solicitações de auxílio saúde, atenção psicológica, ações socioeducativas, produção de dados, mapeamento/fluxograma da rede de atendimento UFBA/SUS conforme demanda e atendimento interdisciplinar.

No início do trabalho do NASIE, a PROAE realizou uma pesquisa com os estudantes do Programa de Moradia UFBA na modalidade Residência Universitária, a fim de conhecer o perfil de saúde (dados gerais de saúde, hábitos alimentares e comportamentais) dos assistidos e também questões ligadas ao ambiente. O questionário de 31 questões de múltipla escolha foi aplicado em horários diversificados (diurno e noturno) em todas as unidades de moradia (01, 02, 03, 05).

O NASIE fica na sede da PROAE, na Rua João das Botas, 27, no Canela e pode ser contactado pelo e-mail nucleodesaude@ufba.br e pelo telefone (71) 3283-7805.