Início >> Ufba Em Pauta >> Aluna do BI da UFBA figura na lista de Mulheres Inspiradoras 2015

Aluna do BI da UFBA figura na lista de Mulheres Inspiradoras 2015

Monique Evelle é destaque por sua atuação social

A estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da UFBA, Monique Evelle, foi eleita uma das mulheres mais inspiradoras do ano de 2015.  A relação de mulheres inspiradoras foi estabelecida a partir de um estudo realizado pela Agência Ideal, em parceira com o Think Olga e apontou Monique, na categoria Educação, devido à sua atuação no Desabafo Social - plataforma de aprendizagem colaborativa, cujo foco é Educação e Comunicação em Direitos Humanos e é parceira da rede mundial YouthActionNet.

A jovem, de 21 anos, figura na relação – que traz mulheres brasileiras e de outros países com destaque em 16 categorias, levando em conta o ativismo social e direitos humanos – pois em seu projeto, dedicou-se à educação popular para desconstruir discursos equivocados e de ódio a crianças e adolescentes, em bairros do Subúrbio de Salvador como o Nordeste de Amaralina.

Nesse projeto coletivo, Monique aborda direitos sociais, questões de gênero e, relações raciais e, atualmente, ela afirma que “o foco é pensar práticas pedagógicas que possam conquistar estudantes nas ruas, nas redes sociais e nas escolas para discutir algumas questões que não são levantadas no ambiente escolar”. O trabalho do Desabafo Social acontece no cenário físico por meio de cursos, oficinas, palestras e participação em eventos. E no cenário digital através da plataforma colaborativa, do programa de Web Rádio e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares.

A aluna do BI com ênfase em Política e Gestão da Cultura, já é reconhecida por seu ativismo. Em 2013, ficou entre as 25 mulheres negras mais influentes da internet no Brasil, pelo site Blogueiras Negras; também estava na lista das 30 mulheres com menos de 30 para ficar de olho em 2015, feita pela Revista Cláudia e Portal MdeMulher, da Editora Abril; integrou a lista das 10 mulheres negras que fazem a diferença na Bahia; e ganhou o Prêmio Laureate Brasil 2015, que é dado aos jovens empreendedores sociais empenhados em promover mudanças significativas nas comunidades em que atuam.

Com informações de  A Tarde On line e site Olga.

Foto: Autorretrato