Início >> Ufba Em Pauta >> Reitor da UFBA recebe visita do presidente da EBSERH nesta quinta

Reitor da UFBA recebe visita do presidente da EBSERH nesta quinta

HUPES ganhará nova unidade neuro-músculo-esquelética

O reitor João Carlos Salles recebe nesta quinta-feira, às 14h, a visita do presidente da EBSERH, professor Newton Lima. Os dois se reunirão na Reitoria, com a participação do superintendente do Sistema Universitário de Saúde, de diretores de Unidades Universitárias e dos superintendentes dos hospitais universitários da UFBA. Em seguida, irão até o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hospital das Clínicas/Ufba/Ebserh), para inaugurar, junto com o superintendente do Hospital, professor Antônio Carlos Moreira Lemos, a Unidade Neuro-Músculo-Esquelética do hospital, voltada ao atendimento clínico-cirúrgico de pacientes com doenças neurológicas e ortopédicas de alta complexidade. Será inaugurado também um Contêiner Data Center, centro de dados moderno de Tecnologia da Informação, que garante a proteção de dados e informações da Instituição.

Com investimento de mais de 800 mil reais, oriundos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), a enfermaria 4A, que faz parte da Unidade Neuro-músculo-esquelética, será inaugurada depois de um ano em reforma. Com uma área de um pouco mais de 550m² e 22 leitos, a Unidade atenderá pacientes para tratamento de doenças neurológicas complexas, como tumores cerebrais, epilepsia de difícil controle, Parkinson entre outras; na área de ortopedia, o espaço será usado no acompanhamento de pacientes portadores de artrose de alta complexidade, pessoas com alterações degenerativas das articulações, osteonecrose etc.

O Contêiner Data Center é equipado com nobreaks modulares, gerador e sistema de gás para combate a incêndio, com a função de proteger as informações referentes a procedimentos clínicos e administrativos do Hospital contra riscos físicos e falta de energia.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do HUPES