Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA se despede do professor Remy de Souza

UFBA se despede do professor Remy de Souza

O professor publicou vasta obra filosófica e literária

A Universidade Federal da Bahia, lamenta, consternada, o falecimento do Professor Remy de Souza, docente aposentado da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e se solidariza com a sua família, entre os quais se inclui Luiz Eugênio Portela, também professor da instituição. O enterro será amanhã, dia 02 de julho, às 16 horas, no Campo Santo.

O professor Remy nasceu em Salvador, a sete de julho de 1932. Licenciou-se em filosofia na Universidade Federal da Bahia, concluindo também, na mesma Universidade, o curso de direito. Deu prosseguimento à sua formação na França, onde permaneceu como bolsista (1960-1961) e obteve, na Sorbonne, diploma de Estudos Superiores de Filosofia. Seguiu a carreira do magistério, na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Salvador, no Colégio Militar, em outras instituições e, finalmente, integrou o corpo docente da FFCH UFBA.

Pertenceu ao Conselho Estadual de Cultura, de que foi vice-presidente, exerceu funções administrativas na Secretaria de Educação e Cultura, inclusive a de subsecretário. Foi assíduo colaborador na imprensa local e em diversas publicações periódicas, entre estas a Revista Brasileira de Filosofia.

Bibliografia:

Vocação filosófica do Brasil.  Salvador: Aguiar & Souza, 1960. 41 p.  (Coleção Paralelo 13).

Anastácia: As Origens do Bom Senso, história caipira.  Salvador: Imprensa Oficial da Bahia, 1963.  53 p.

Dreyfus, O Novo Édipo: teatro.  Salvador, 1971.  34 p.

Serões Filosóficos.  Salvador, 1971.  87 p.

Totem e Pátria: em busca de um conceito científico de pátria.  Salvador, 1972.  47 p.

Deixe Que Lhe Conte.  Salvador, 1973.

Filosofia e Bíblia.  Salvador, 1976.  27 p.  (Cadernos do devoto, 2).

Pela Escola do Amanhã.  Salvador, 1976.  62 p.  (Cadernos do Devoto, 4).  Em colaboração com Agueda Célia Pereira Fontes e Edivaldo Boaventura.

Serões Filosóficos II: ensaios.  Salvador: Empresa Gráfica, 1977.  68 p.  (2ª série).

Arte e Movimento: ensaios.  Salvador: Nacional, 1978.  58 p.

A filosofia do mandacaru.  Salvador: Empresa Gráfica, 1978.  38 p.

Pensar é bom: um bê-a-bá da filosofia.  Salvador: Contemp, 1982.  70 p.  il.

Contos fora do tempo.  Salvador: Contemp, 1984.  53 p.

A naja desnuda: plausível diálogo entre um autor e sua criação em 2 atos.  Salvador : IRDEB, 1985.  81 p.

O complexo de macunaíma  elevações sobre o mau-caratismo nacional.  Salvador : CEPA, 1988.  115 p.

Um punhado de idéias: serões filosóficos.  Salvador: CEPA, 1991.  76 p.

Camões e o salmista: uma meditação metaliterária.  Salvador, 1992.  39 p.

O degredado: novela.  Salvador: EGBA, 1996.  86 p.