Início >> Ufba Em Pauta >> Livro sobre trabalho docente, da professora Denise Vieira, será lançado nesta quarta

Evento foi adiado do dia 20 para o dia 27/05, às 15h

Está marcado para a quarta-feira (27/05) o lançamento do livro “Alienação no Trabalho Docente? - O Professor no Centro da contradição" de autoria da Ouvidora e professora da UFBA, Denise Vieira da Silva. O evento começa às 15h, no Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades - CRH da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, no Campus de São Lázaro.

No livro, a professora faz uma análise da organização e das condições de trabalho das universidades federais e da UFBA. Publicada pela Quarteto Editora, a obra é resultado da pesquisa de doutorado da professora Denise e caracteriza as principais contradições e suas conseqüências para o ensino superior e produção científica decorrentes da aplicação das políticas neoliberais de estado e da estratégia de flexibilização e precarização do trabalho no âmbito da educação superior. Ao demonstrar a existência de um processo de alienação, o livro também aponta para os caminhos emancipatórios do docente e da instituição universitária como um todo.

O lançamento do livro será precedido pela mesa redonda “Trabalho docente na UFBA: retrato, resistência e desafios” com a participação das professoras Graça Druck, Lana Bleicher e Denise Vieira. No momento, será apresentada uma síntese do livro e os desdobramentos em termos de resultados da pesquisa subseqüente sobre o trabalho docente. O encerramento se dará com sessão de autógrafos e coquetel.